Onde estão localizados?

As áreas de influência dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana, isto é, as áreas nas quais valem os instrumentos e incentivos previstos para os Eixos foram demarcadas na Lei Municipal 16.050/14 – Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Os Eixos, definidos pelos elementos estruturais do sistema de transporte público coletivo, como o metrô, trem e corredores de ônibus, determinam as áreas de influência potencialmente aptas ao adensamento construtivo e populacional.

Como foram definidos os Eixos?
O Plano Diretor definiu que as áreas de influência são determinadas em função da capacidade e característica de cada meio de transporte. Nas imediações das estações de metrô, trem, monotrilho, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e Veículos Leves sobre Pneus (VLP) elevadas, fazem parte da área de influência dos Eixos todas as quadras inteiramente contidas em uma circunferência com 400 metros centradas nas estações, e as quadras que são alcançadas por esta circunferência e são inteiramente contidas por uma outra circunferência, com 600 metros, também centrada nas estações. Por sua vez, nas imediações das linhas de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) não elevadas e das linhas de corredores de ônibus, fazem parte da área de influência dos Eixos todas as quadras inteiramente contidas por linhas paralelas ao eixo das vias, distanciadas 150 metros do eixo da via, e quadras que são alcançadas por essas linhas paralelas e inteiramente contida por linhas paralelas, distanciadas 300 metros do eixo da via.

As quadras da cidade que estão demarcadas como Eixos de Estruturação da Transformação Urbana foram definidas no Mapa 3 e 3A do PDE. Para ver quais são estas quadras clique aqui.

Veja abaixo o infográfico que explica os critérios de demarcação das áreas de influência dos Eixos.