A revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico de São Paulo buscou tornar mais efetivos seus instrumentos, que orientam a cidade para um futuro mais justo e equilibrado. Durante o processo participativo, foi elaborado e mantido um site com informações sobre toda a etapa de discussão com a sociedade civil. Acesse o site da revisão
Incentivar mais moradias em áreas dotadas de boa infraestrutura e empregos e ampliar serviços e equipamentos públicos de qualidade em áreas mais afastadas do centro foram os objetivos norteadores dos ajustes realizados.
Importante destacar que a revisão do Plano Diretor Estratégico foi pontual. Isto é, foram propostos aperfeiçoamentos para pontos específicos da lei. A Administração Municipal não reescreveu um novo Plano Diretor, mas aprimorou seu texto, que pertence à Cidade.
São inquestionáveis as conquistas do Plano Diretor de São Paulo: habitação de interesse social, cota de solidariedade, fachada ativa, eixos de estruturação da transformação urbana e função social da propriedade, entre outros instrumentos que vêm transformando a cidade nos últimos anos.
A realização de um processo participativo amplo, democrático e transparente com toda a sociedade durante a revisão, iniciada em 2021 e concluída em 2023, foi essencial para que, ao final de todo o debate, a cidade tivesse um Plano Diretor mais sintonizado com as necessidades e expectativas de todos os cidadãos.