14/05/2025
8ª Conferência da Cidade define 12 propostas para uma São Paulo mais inclusiva, democrática e sustentável
Com milhares de participantes, evento também elegeu os 242 delegados que representarão o município na etapa estadual
Transformar São Paulo em uma cidade mais inclusiva, democrática, sustentável e socialmente justa. Com esse propósito, a 8ª Conferência Municipal da Cidade reuniu, nos dias 26 e 27 de abril, mais de 3 mil pessoas no Ginásio Poliesportivo do Pacaembu. O encontro resultou na aprovação de 12 propostas prioritárias para o desenvolvimento urbano da capital e na eleição de 242 delegados e delegadas que representarão o município na 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas.
A programação foi marcada por debates intensos e participação ativa da sociedade civil. Divididos em quatro grupos temáticos — Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Habitação e Gestão Democrática — os participantes ouviram especialistas, trocaram experiências e construíram coletivamente as propostas que seguem agora para a etapa estadual.
Convocada pelo Ministério das Cidades no âmbito da 6ª Conferência Nacional das Cidades, a etapa municipal de São Paulo faz parte de um movimento nacional voltado ao desenvolvimento urbano sustentável. O processo inclui conferências municipais, estaduais e a etapa nacional, visando a formulação de agendas, metas e planos de ação para solucionar desafios urbanos.
A organização dessas conferências é prevista pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), que promove a gestão democrática dos territórios urbanos. A realização das etapas municipais assegura que os programas dos governos federal e estadual considerem as especificidades de cada município, respeitando suas particularidades e desafios.
Considerando a dimensão da metrópole e seus mais de 11 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo promoveu 15 Encontros Regionais preparatórios para a Conferência. Realizados em todas as regiões da cidade entre fevereiro e abril, essas oficinas reuniram mais de 1.500 participantes e geraram 646 propostas iniciais que subsidiaram os debates na Conferência final.
Confira as propostas aprovadas no relatório final aqui.
Eleição de Delegados
Além das propostas, a Conferência da Cidade elegeu os 242 representantes (titulares e suplentes) que levarão as demandas de São Paulo para a etapa estadual. Acesse aqui a lista completa.
Confira a distribuição de vagas por segmentos:
• Poder Público (Executivo e Legislativo): 114 representantes (titulares e suplentes)
• Movimentos Populares: 72 representantes (titulares e suplentes)
• Trabalhadores (representados por sindicatos): 20 representantes (titulares e suplentes)
• Empresários: 10 representantes (titulares e suplentes)
• Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa: 15 representantes (titulares e suplentes)
• Organizações Não Governamentais: 11 representantes (titulares e suplentes)
A eleição dos representantes da sociedade civil foi realizada através de regras estabelecidas por cada segmento. Para concorrer às vagas, foi obrigatória a presença durante os dois dias de conferência.
Já os delegados do Poder Público foram indicados pela Prefeitura de São Paulo e pela Câmara Municipal.