06/09/2022

CPPU aprova exposição de esculturas em homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil

Projeto tem o intuito de reaproximar a juventude deste meio de comunicação



A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), aprovou nesta terça-feira (06), a exposição temporária de 40 esculturas em diversos pontos da cidade de São Paulo em homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil.

Com a expansão da tecnologia e da internet, a “Rádio 100 Anos Parade” tenta reaproximar a população, sobretudo os mais jovens, desse meio de comunicação que nasceu oficialmente em território brasileiro no dia 7 de setembro de 1922.
As esculturas serão personalizadas por diferentes artistas e instaladas em locais estratégicos da cidade, enaltecendo a arte e celebrando a história do rádio no país. Sendo assim, cada escultura terá o nome do artista responsável pela homenagem, que terá uma dimensão de 142 cm de altura e 180 cm de largura.

A exposição está programada para ficar em exibição de 30 de setembro a 30 de outubro.

Vale destacar que, também em celebração aos 100 anos do Rádio no Brasil, a Prefeitura de São Paulo deu o nome de Bulevar do Rádio ao projeto de requalificação de trecho da Rua Leôncio de Carvalho, entre a Avenida Paulista e Alameda Santos. Trata-se de uma homenagem à ampla concentração de emissoras de rádio na região da Avenida Paulista. Saiba mais, clicando aqui.

 

O rádio no Brasil

O rádio chegou ao território brasileiro durante as comemorações do centenário da Independência do país no dia 7 de setembro de 1922, mais precisamente no decorrer da inauguração da radiotelefonia brasileira.

Nesses últimos 100 anos, o rádio se fez presente no cotidiano dos brasileiros através das novelas, do noticiário e das transmissões esportivas. Com a chegada da televisão nos anos de 1950 e a expansão da internet no início dos anos 2000, muito se falou sobre um eventual fim do rádio, mas ele se reinventou e continua popular. Até hoje, para parte da população, ele segue sendo uma importante fonte de informação.

 

CPPU

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) atua como guardiã da Lei Cidade Limpa. Ela é um colegiado composto por 16 representantes da sociedade civil e do poder público e delibera sobre intervenções na paisagem urbana da cidade de São Paulo.

Para saber mais sobre a CPPU, acesse o site.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *