18/12/2024

Informe Urbano analisa o adensamento populacional nos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana

Estudo aborda transformações em áreas estratégicas da cidade com base no Censo 2022



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), lança um novo estudo baseado nos dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE. A análise examina o adensamento e a intensidade de transformações promovidas a partir da demarcação ou ativação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (EETU) ao longo de 22 anos (2000-2010 e 2010-2022). Acesse aqui o Informe Urbano.

Este é o sétimo estudo da série “Informes Urbanos” que utiliza dados do Censo 2022. Na edição anterior (nº 67), a SMUL analisou o crescimento populacional e de domicílios na Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM). 

Os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana são áreas demarcadas pelo Plano Diretor Estratégico de 2014 (Lei nº 16.050/2014) próximas a corredores de ônibus e estações de metrô, trem e monotrilho. Para essas quadras há critérios urbanísticos e fiscais específicos voltados a induzir a transformação urbana. 

Em conjunto com a Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM), os eixos compõem os territórios definidos como prioritários no processo de adensamento populacional e construtivo articulado ao aumento da oferta e da qualidade de serviços e equipamentos públicos.

 

 

 

Informes Urbanos

Os Informes Urbanos são estudos sobre temas de interesse para o desenvolvimento de São Paulo. As análises são elaboradas sobre dados demográficos, sociais, econômicos e de uso do solo, sempre sob a ótica da dimensão territorial, ou seja, da manifestação desses temas no espaço urbano. Confira aqui todos os informes produzidos.