26/01/2016

Prefeitura começa as obras de CEU do Parque do Carmo

Novo equipamento vai funcionar no bairro de Itaquera e deve ser inaugurado até dezembro. Outras seis unidades estão em obra na zona leste



A população da zona leste contará em breve com um novo CEU (Centro Educacional Unificado), instalado em Itaquera. O Território CEU Parque do Carmo já começou a ser construído e deverá ficar pronto até o final do ano.

O projeto faz parte da meta 16 da Prefeitura, de ampliar a rede de CEUs da cidade, expandindo a oferta de vagas para a educação infantil.

“Até dezembro essa obra deverá estar pronta. Isso significa que, no ano letivo de 2017, as crianças e jovens vão poder usar esse equipamento”, disse o prefeito Fernando Haddad em visita às obras, na tarde desta sexta-feira (21). O Território CEU Parque do Carmo vai funcionar na rua Gaspar da Silva, 1.200, onde estava instalado o Centro Esportivo Rumi de Ranieri, que foi demolido para abrigar o novo equipamento.

Com investimento de R$ 41,1 milhões, somando recursos do Tesouro Municipal e repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), o Território CEU Parque do Carmo será instalado em um terreno de 15.968 metros quadrados, com a área construída de 12.500 metros quadrados.

As edificações da nova unidade contam com três pavimentos para abrigar atividades de educação, cultura, esporte e lazer. O local contará com um Centro Municipal de Educação Infantil Integrada (CEMEI), com capacidade para atender 500 alunos entre 0 e 5 anos e 11 meses.

Para atividades culturais, o CEU terá espaço para biblioteca, cine-teatro, sala de artes, sala de música, estúdio de gravação e oficina digital.

O projeto prevê também a instalação de piscina semi-olímpica coberta e aquecida, quadra poliesportiva e salas de atividades esportivas. O equipamento contará ainda com área de múltiplo uso para oferecer à população da região acesso aos cursos da Universidade Aberta do Brasil, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ao Juventude Viva, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), refeitório e conselho gestor.

Novos CEUS
Atualmente, a prefeitura está construindo oito CEUs na cidade de São Paulo, sendo que seis são na zona leste. Além do Território CEU Parque do Carmo, estão em obras as unidades Carrão/Tatuapé, José de Anchieta, São Miguel/Tide, José Bonifácio/São Pedro e Vila Alpina. Outros dois estão sendo implantados na zona norte : Freguesia do Ó e Parque Novo Mundo.

Com investimento de R$ 320,2 milhões, esses novos CEUS foram formatados a partir da integração física e de gestão dos diversos equipamentos municipais. A meta da prefeitura é entregar essas novas unidades até o final de 2016.

Em abril de 2015, a gestão entregou o CEU Heliópolis, na zona sul. A cidade de São Paulo conta com 46 CEUs, espalhados por todas as regiões.

“Em comparação com os CEUs originais, colocamos algumas novidades, como é o caso do CRAS, da Universidade Aberta e do cinema”, explicou Haddad, que anunciou também que a Universidade Federal de São Paulo (Unifiesp) chegará em breve à zona leste. A instituição vai se instalar em terreno comprado pela Prefeitura na região. “A vinda para a zona leste de uma universidade do gabarito da Unifiesp, antiga Escola Paulista de Medicina, conhecida no Brasil inteiro, é um trunfo importante. A zona leste, com 4 milhões de habitantes, vai ganhar um charme diferente”, acrescentou.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que também participou da visita às obras do Território CEU Parque do Carmo, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o governo federal para tornar a educação acessível desde a creche até o ensino superior.

O ministro afirmou que os CEUs de São Paulo, por meio dos polos da Universidade Aberta do Brasil, podem contribuir para incentivar muitos jovens a ingressar na faculdade e mudar sua história de vida.

“Dos 2 milhões de jovens que concluíram o ensino superior em 2015, um em cada cinco estava conquistando o primeiro diploma da família”, disse.

“Imaginem quando um jovem puder fazer uma universidade no CEU. Isso é uma novidade”, acrescentou o secretário municipal  Gabriel Chalita (Educação), que ressaltou os avanços da atual gestão a área. “Só no ano passado conseguimos mais de 50 mil vagas de educação infantil. Foram 50 mil famílias que celebraram por ter conseguido com que seus filhos estudem. São Paulo tem a fila de creche mais baixa da história.”

Também participaram da cerimônia os secretários municipais de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe; de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene; da Cultura, Nabil Bonduki e Cristina Cordeiro, secretária em exercício de Assistência e Desenvolvimento Social.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação (Secom)
Fotos: Fernando Pereira/Secom
Perspectivas ilustradas: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Simone em disse:

    Boa tarde!
    Acho muito interessante faculdade no CEU, mas existe alguma previsão de novos CEUs na Região da Zona este, Raposo Tavares?