09/12/2016

Prefeitura expande projeto Centro Aberto para a Rua Galvão Bueno e o Largo São Bento

As intervenções ampliam as áreas destinadas a pedestres e proporcionam mais dois espaços de convivência ao livre na cidade



Depois do sucesso da primeira fase do Centro Aberto, que teve mais de 90% de aprovação dos usuários, a Prefeitura de São Paulo deu início à expansão do projeto, com a instalação de novas unidades na Rua Galvão Bueno e no Largo São Bento. Agora, quem passar por esses locais vai poder contar com espaços de convivência ao ar livre e áreas de priorização de pedestre.

Além das duas novas intervenções, esta segunda fase do Centro Aberto abrange também a retomada do serviço de monitoria, manutenção e adaptação dos equipamentos existentes no Largo Paissandu e na Praça Ouvidor Pacheco e Silva, em frente ao Largo São Francisco.

O objetivo do Centro Aberto é recuperar e ativar espaços públicos da região central de São Paulo, estimulando novas atividades e proporcionando melhores condições de permanência e circulação no local. O projeto articula políticas municipais voltadas aos espaços públicos, como medidas de segurança viária, incentivo ao ciclismo urbano, renovação da iluminação pública, incentivo à presença de artistas de rua e oferta gratuita de conexão à internet.

CENTRO ABERTO GALVÃO BUENO
Na Rua Galvão Bueno, na Liberdade, a intervenção foi elaborada pela SP-Urbanismo, autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O projeto consiste no alargamento da calçada entre a Praça da Liberdade e a Rua Américo de Campos. O objetivo é melhorar o conforto e a segurança dos pedestres, a experiência de quem vai às compras e também de quem busca lazer e turismo na região.

Outra mudança é a instalação de bancos de madeira em pontos estratégicos do local, permitindo que as pessoas possam descansar, conversar e comer ao ar livre. O Jardim Oriental, que permanecia fechado durante a semana, passa a funcionar em horário ampliado e abrir diariamente. No período noturno, momento em que a maior parte do comércio está fechada, a Prefeitura estuda promover eventos ao ar livre, como sessões de karaokê.

Priorização do pedestre
A partir de janeiro, a Rua Galvão Bueno será transformada em calçadão aos fins de semana e feriados, ficando aberta exclusivamente para o tráfego de pessoas das 9h às 19h. A medida faz parte da atual política de mobilidade da Prefeitura e vai ao encontro da legislação federal, que prioriza a circulação dos usuários mais vulneráveis do trânsito, pedestres e ciclistas.

Uma pesquisa da SP-Urbanismo aponta que num dia de domingo, das 9h às 19h, cerca de 64 mil pessoas circulam a pé pela Rua Galvão Bueno. No mesmo período, menos de 4 mil passam pelo local de carro ou moto. Isso significa que 95% dos passantes ficam com menos da metade (44%) do espaço da rua, enquanto quem anda de veículo motorizado, 5%, têm a disposição 56% da área.

CENTRO ABERTO LARGO SÃO BENTO
O Centro Aberto do Largo São Bento foi implantado para melhorar o deslocamento de pedestres e criar espaços de descanso, lazer e convívio para os frequentadores da região, que muitas vezes improvisavam assentos em lugares inapropriados. No local, um deque de madeira foi implantado e os locais de travessia foram reformulados, com semáforos adaptados para pessoas com deficiência auditiva, novas faixas de pedestres e calçada ampliada na Rua Florêncio de Abreu.

O deque é o principal elemento do novo espaço e está instalado num local cedido à Prefeitura pelo Metrô. A área, que antes era cercada e abrigava um estacionamento, agora é um ponto de convivência no Centro da cidade, com árvores, cadeiras de praia, guarda-sóis, mesas, bancos, arquibancadas, iluminação decorativa e de LED. A ideia é possibilitar múltiplas formas de apropriação pelo público em diferentes horários.

Os frequentadores do Centro Aberto do Largo São Bento podem ainda desfrutar de momentos de lazer e comodidade, utilizando a mesa de pingue-pongue, o tabuleiro de xadrez gigante, as tomadas, lixeiras e sanitários disponíveis no local. As transformações reforçam a identificação das pessoas com a região central de São Paulo e ressignificam outros elementos da paisagem, valorizando o patrimônio ambiental e cultural da cidade.

HISTÓRICO
Os primeiros dois projetos do Centro Aberto foram implantados em caráter piloto entre outubro e dezembro de 2014 no Largo Paissandu e na Praça Ouvidor Pacheco e Silva, e
m frente ao Largo São Francisco.

As ações foram precedidas e acompanhadas por pesquisas de monitoramento, que apontaram melhoria na segurança viária, aumento na quantidade de usuários, diversidade das formas de uso e mais de 90% de aprovação das intervenções pelos entrevistados.

A opinião dos usuários também foi considerada na hora de avaliar a viabilidade de expansão do projeto e decidir quais elementos deveriam permanecer, ser ajustados ou descontinuados.

As experiências dessa segunda fase do Centro Aberto também passarão por um processo de compilação e análise das informações, visando uma evolução contínua do projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Marcelo S em disse:

    Eu utilizo muito o Centro aberto da São Bento e acho a iniciativa fantástica. É uma forma de atingir todos os públicos, desde a população mais humilde, que talvez não tivesse outra forma de contato com esporte ou lazer, até mesmo o pessoal que trabalha na região e tem uma distração em seu horário de almoço.

    Mas vou aproveitar o espaço para fazer um apelo aos responsáveis, o local onde permanece a mesa de Ping Pong, infelizmente é utilizado por moradores de rua para fazer suas necessidades e não há qualquer tipo de LIMPEZA por parte da prefeitura ou mesmo dos responsáveis pelo projeto. Já faz uns 5 meses que não é limpo o local e virou um amontoado de fezes, urina e lixo, que causam além de um mau odor horrível, um foco do contaminação e ratos, tirando o sentido de bem estar e convivência proposto pelo projeto.

    Só falta realmente isso, um programa para manter o local limpo e aí sim se tornaria perfeito.

    Se for possível alguém atender esse apelo e pelo menos irem ao local, poderão confirmar o que estou dizendo, sei que nem sempre um único usuário informando resolve, mas acredito que seja algo muito fácil e simples de ser resolvido, basta apenas boa vontade.

    Grato.