A Prefeitura de São Paulo inaugura neste domingo, 2 de fevereiro, às 10h, o primeiro parque urbano de Parelheiros, extremo sul da capital. O Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, conta com 110 mil metros quadrados e diversas opções de esportes e lazer. Mas não é apenas isso. O espaço também será o primeiro parque da cidade a contar com uma unidade do Teia, coworking público da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, executado pela Ade Sampa.

O Teia Parelheiros será voltado à agricultura e ao ecoturismo. A proposta vai de encontro à vocação da região, que reúne mais de 350 propriedades rurais, cachoeiras, lagos, trilhas e uma extensa vegetação da Mata Atlântica.

“Mais da metade dos agricultores da Zona Sul rural recebem menos de um salário mínimo (po mês). O Teia chega a esta região para apoiar esses agricultores em ações de melhoria e desenvolvimento de seus negócios”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Neste coworking público, também promoveremos cursos de qualificação empreendedora como subsídio para a aceleração de negócios da região. Nosso objetivo é fazer com que os agricultores desenvolvam um perfil empreendedor e alavanquem seus negócios”, complementa Aline.

A quinta unidade do Teia dispõe de dois ambientes: um dedicado a cursos, palestras e reuniões, equipado com 8 computadores de mesa e com capacidade para mais de 30 pessoas. O outro espaço será usado como ambiente de coworking com capacidade para 14 posições individuais de trabalho e como local para eventos e exposições. O Teia conta ainda com internet wi-fi de alta velocidade, ambiente de descompressão e copa.

O espaço terá uma equipe do Instituto Pró Brasil para atender e tirar dúvidas dos empreendedores locais de segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

Antigamente, a área do parque era um clube de funcionários que, após várias tratativas, foi passada à Prefeitura. A obra de implantação, considerada primeira fase, foi iniciada no final de 2018, e aconteceu durante o primeiro semestre de 2019. Também serão promovidas atividades de agroecologia, em parceria com o projeto Ligue os Pontos (SMDU), UMAPAZ (SVMA), Fundatec e Ade Sampa, que fomentarão ações ligadas à sustentabilidade e à produção rural.

Durante o evento de inauguração também serão premiados oito empreendedores das regiões de Capela do Socorro e Parelheiros, que receberão cheques simbólicos de R$ 35 mil cada – valor viabilizado pelo Projeto Ligue os Pontos, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e terão seus projetos acelerados pela Ade Sampa, a fim de que fortaleçam a agricultura e o agroturismo na Zona Sul rural da cidade.

“O objetivo foi identificar e apoiar tecnicamente projetos que empregassem inovação e tecnologia para aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios locais, fortalecendo a agricultura, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da zona sul rural e melhorando a condição de vida da população local”, afirma José Amaral Wagner Neto, coordenador do Ligue os Pontos e secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Na primeira etapa do programa, 18 projetos participaram de duas oficinas de orientação para ajudar os participantes na adequação ao objetivo de gerar impacto e trazer inovação. As equipes das iniciativas pré-aceleradas apresentaram seus planos para a comissão técnica, que selecionou oito projetos finais para a etapa de aceleração. Nesta fase, os participantes irão participar de oficinas e mentorias sobre mercado, comercialização, rede de parcerias e gestão administrativa, além de assessorias individuais, durante cinco meses, com recurso financeiro de R$ 35 mil para o desenvolvimento de cada projeto. 

O Programa vai ao encontro dos objetivos do Projeto Ligue os Pontos, vencedor do prêmio “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para cidades da América Latina e Caribe, que busca contribuir para o desenvolvimento local da zona rural sul paulistana, a partir da consolidação de sua agricultura e alimentação.

 

Confira os projetos selecionados:

1. Planta Feliz Adubo: Produção de adubo orgânico e húmus líquido concentrado, a partir da compostagem de resíduos orgânicos recolhidos na região de Parelheiros. A produção, feita a partir de composteiras artesanais, será comercializada com os próprios agricultores locais, auxiliando no plantio orgânico, além de conscientizar a população sobre a coleta seletiva de seu lixo doméstico.

2. Sítio Primavera: Com uma produção focada em horticultura, o projeto produz produtos orgânicos certificados, principalmente hortaliças e bananas comercializadas em cestas. Está em fase de expansão, buscando construir canteiros elevados e desenvolver uma agroindústria focada em frutíferas.

3. Projeto Santa Ana: Busca suprir a demanda de sementes e mudas de cambuci, fruto típico da região, plantado no local em um sistema de agrofloresta. Além da comercialização destes produtos para outros agricultores, o projeto busca disseminar a compra do cambuci para objetivos gastronômicos e também medicinais, focados na sua importância nutricional e melhoria da imunidade.

4. Implementação em SAF: Introdução de sistema agroflorestal (SAF) na propriedade rural, atualmente focada na produção de cogumelos. O sistema permitirá a produção de forma consorciada de espécies frutíferas nativas da região com a criação de abelhas. O projeto ainda prevê a realização de cursos na região a fim de divulgar o conhecimento no assunto.

5. Nossa Fazenda: Oferece orientações e vivências sobre produção e alimentação saudável para grupos de turistas. Além disso, a produção ainda é comercializada durante as visitas e em equipamentos públicos locais. O objetivo do projeto é a ampliação da infraestrutura da cozinha da fazenda, a fim de aumentar o potencial turístico e oferecer mais cursos e experiências gastronômicas no local.

6. Come Bem: Aplicativo e site que conecta o produtor rural com seu consumidor, permitindo aumento de seus canais de venda e escoamento de sua produção. O objetivo é que os produtos sejam consumidos na própria região sul de São Paulo, aumentando a disponibilidade de alimentação saudável na região.

7. Projeto Bike do Polo: Desenvolvimento do cicloturismo na região, fortalecendo o Polo de Ecoturismo da Zona Sul de São Paulo. Serão desenvolvidos pacotes turísticos, incluindo refeições e aluguel de bicicletas.

8. Cultivo protegido e processamento: Expansão da produção de morangos e hortaliças orgânicas com processamento artesanal dos produtos, a partir da construção de uma estufa com bancadas elevadas e irrigação em canaletas. 

Teia Parelheiros

A Prefeitura de São Paulo já conta com quatro unidades do Teia. A primeira fica em Taipas e é voltada aos empreendedores da Zona Norte. A segunda fica em Santo Amaro, com foco no público feminino, a terceira em Cidade Tiradentes, visando o setor da moda e a quarta foi inaugurada recentemente na região central, com foco na economia criativa. Já o Teia Parelheiros, localizado no extremo sul da cidade, contará com uma grade de atividades focadas nos empreendedores que atuam na região com agricultura e ecoturismo. 

Serviço

Parque Nascentes do Ribeirão Colônia

Funcionamento: Todos os dias das 7h às 18h

Teia Parelheiros

Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h

Endereço: Estrada da Colônia, 2.500