10/12/2015

Prefeitura inicia construção de CEU em São Miguel Paulista

Unidade na Zona Leste terá duas escolas que atenderão 508 crianças de zero a cinco anos. Projeto integra a primeira fase de ampliação da Rede CEU, que inclui a instalação de oito novos equipamentos na cidade



A Prefeitura iniciou nesta quarta-feira (9) a primeira fase de ampliação da Rede CEU, que construirá oito novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na Capital. A primeira unidade teve obras iniciadas nesta manhã, em São Miguel, na zona leste. A intervenção integrará centro esportivo, escolas municipais e novos equipamentos de cultura.

“O que nós vamos fazer para que isso se torne um verdadeiro CEU? Primeiro, as quadras, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) vão ser inteiramente reformadas. Aí vai ter uma biblioteca, vamos ter piscinas cobertas aquecidas e piscina aberta, vai ter uma CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), vai ter cinema e teatro, vai ter estúdio de gravação, salas de oficina cultural e um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Aí sim, nós vamos poder dizer que tem um CEU novo em São Miguel”, afirmou Haddad.

O projeto Território CEU consiste na implantação de edifícios novos em equipamentos esportivos municipais ou outras áreas públicas subutilizadas. “Estamos comemorando a ordem de serviço na primeira etapa com oito CEUs e temos outros seis já licitados. É uma nova fase, de aproveitar equipamentos na cidade e conseguir uma melhor utilização para todos eles”, explicou o secretário Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras).

Em São Miguel, o território incorporará a EMEF Almirante Pedro Frontin, o Clube da Comunidade Tide Setúbal, a EMEI Professora Helena de Paula Marin e o Centro Esportivo São Vicente. Terá no total 10.200 metros quadrados, com a construção de três pavimentos de 3.400 metros quadrados cada. Serão construídas também duas escolas, que atenderão 508 crianças de zero a cinco anos.

O equipamento beneficiará mais cerca de 1.500 crianças de escolas do entorno em atividades no contraturno escolar. O prazo para construção é de cerca de um ano, com investimentos de mais de R$ 36 milhões.

“O CEU tem um sabor diferente porque conta com a intersetorialidade, com o olhar para a realidade do território, com a participação individual e coletiva. A marca da educação está instalada quando se une cultura, arte, esporte e assistência social. Isso é um jeito diferente de construir autonomia e, principalmente, autoria”, disse a secretária em exercício Emília Cipriano (Educação).

Expansão
A primeira fase do plano de expansão da rede CEU receberá investimentos de R$ 314 milhões. Nesta etapa serão construídas oito unidades, com a média de área de 11.500 metros quadrados cada uma. Os novos equipamentos serão instalados na Freguesia do Ó e no Parque Vila Maria, na zona norte, e no Tatuapé, no Jardim São Vicente, no Conjunto Habitacional Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim São Pedro, em Itaquera e na Vila Alpina, na zona leste.

“Dos oito CEUs, sete deles são em equipamentos de esporte. Teremos em São Miguel e também nos centros esportivos da Freguesia do Ó, do Tatuapé, na Cohab José de Anchieta, na Vila Alpina, no Parque do Carmo e em Guaianases”, disse o secretário Celso Jatene (Esportes, Lazer e Recreação).

Atualmente, a cidade conta com 46 CEUs, todos equipados com quadras poliesportivas, playground, teatro, piscinas, bibliotecas, área de informática e espaços para oficinas. Estão planejadas mais três fases de obras, que totalizarão 21 novos CEUs na cidade.

A vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários municipais Simão Pedro (Serviços), Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano) e Luciana Temer (Assistência Social) acompanharam o evento.

Fonte: Secom (Secretaria Executiva de Comunicação
Fotos: Fábio Arantes/Secom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários