11/11/2013

Revisão do PDE: Preservação Cultural é o tema da Audiência Pública de amanhã (12)

Novos conceitos e instrumentos de proteção ao Patrimônio Cultural e a Transferência de Potencial Construtivo estarão em pauta



Está marcada para amanhã, dia 12 de novembro, mais uma Audiência Pública Temática da revisão participativa do Projeto de Lei do Plano Diretor Estratégico (PL 688/13), realizada pelo Legislativo. Desta vez, o diálogo será sobre Preservação Cultural: ZEPECs, Transferência do Potencial Construtivo. Hoje, dia 11 de novembro, acontece a Audiência Pública na Subprefeitura da Mooca.

A criação das Zonas Especiais de Preservação Cultural (ZEPEC), em 2002, representou um significativo avanço no processo de proteção do Patrimônio Cultural paulistano, fortalecendo o tombamento e instituindo novos instrumentos para a preservação, recuperação e manutenção desse patrimônio.

O Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor Estratégico (PL 688/13) introduz novos conceitos na preservação cultural, como eixos históricos culturais (constituídos a partir de corredores e caminhos representativos da identidade e memória cultural, histórica, artística, paiagística, arqueológica e urbanística para a formação da cidade) e paisagens culturais (definidas como territórios patrimoniais formados por conjuntos, ambientes e áreas envoltórias de bens tombados que são representativos da identidade e da memória social).

Em sua proposta, o Plano mantém a possibilidade de transferência do potencial construtivo, permitindo transferir a área resultante da diferença entre o potencial construtivo utilizado e o potencial construtivo máximo, do lote classificado como ZEPEC, para determinadas áreas, além de introduzir novos instrumentos como, por exemplo, a outorga onerosa do potencial construtivo adicional; Plano de ação e salvaguarda do bem tombado; Plano integrado para a área envoltória de bens tombados e a Isenção fiscal de IPTU.
Transferência de Potencial Construtivo (TCP)

A transferência do potencial construtivo de um lote com restrições urbanísticas para outro lote foi a solução encontrada para beneficiar o proprietário do imóvel que sofreu restrição. A transferibilidade do Potencial Construtivo pode ser concedida pelo Poder Público por meio da Outorga Onerosa do Direito de Construir, entre particulares, como é o caso da transferência em ZEPEC ou em terrenos doados a PMSP.

São passíveis de receber o potencial construtivo transferido de outros imóveis os lotes situados nas Áreas dos Projetos Estratégicos, nas faixas de até 300 (trezentos) metros ao longo dos eixos de transporte público de massa e os situados na área definida por circunferências com raio de até 600 (seiscentos) metros, tendo como centro as estações de transporte metroviário ou ferroviário excluídas as áreas de Operações Urbanas Consorciadas.

O Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor Estratégico (PL 688/13) com seus mapas e quadros de apoio estão disponíveis para download em nossa biblioteca. Os temas acima podem ser encontrados nos seguintes artigos:

– Da Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC)

Seção II – Artigos. 55, 56, 57,58

– Da Transferência do Potencial Construtivo

Seção IV – Artigos. 90,91, 92, 93, 94, 95
Para para saber mais sobre ZEPEC e Tranferência de Potencial Construtivo acesse a página Entenda o PDE.

Não deixe de fazer parte do processo de construção do mais importante instrumento de planejamento da cidade. Confira a agenda de atividades e participe!
Serviço:

Audiência Pública Subprefeitura Mooca

Data: 11 de novembro
Horário: 19h às 22h
Local: SENAI – Rua Bresser, 2315 – Mooca

Audiência Temática – Preservação cultural: ZEPECs, transferência do potencial construtivo. (artigos 55 a 58, 90 a 95)

Data: 12 de novembro
Horário: 9h às 13h
Local: Câmara Municipal de São Paulo: Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, Plenário 1º de maio.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *