09/06/2015

São Paulo recebe 2º Colóquio Sul-Americano sobre Cidades Metropolitanas

Com o tema “Desenvolvimento Urbano e Desigualdades Socioespaciais”, evento reúne governantes da América do Sul e do México com o objetivo de construir uma agenda conjunta para o enfrentamento dos desafios comuns às metrópoles da região



coloquio_gestãoA Praça das Artes, no centro, recebeu nesta segunda-feira (8) o primeiro dia de debates do 2º Colóquio Sul-Americano sobre Cidades Metropolitanas (MSUR). Com o tema “Desenvolvimento Urbano e Desigualdades Socioespaciais”, o encontro reúne representantes de governos locais da América do Sul e do México, com o objetivo de discutir desafios enfrentados pelas cidades e construir uma agenda urbana para o enfrentamento das questões.

O colóquio é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Os debates seguirão nesta terça-feira (9), também na Praça das Artes.

Ao lado da vice-prefeita Nádia Campeão, o prefeito Fernando Haddad participou do encerramento do primeiro dia de debates do MSUR e falou sobre os desafios de administrar uma cidade com 11 milhões de habitantes.

“Nas últimas décadas, as cidades vêm assumindo um protagonismo cada vez maior, tanto do ponto de vista da inovação em políticas públicas quanto de assumir novas responsabilidades, e nem sempre com a base fiscal necessária para enfrentá-las”, afirmou Haddad.

Para o prefeito, o desafio mais significativo na gestão das metrópoles está na conciliação de interesses de diferentes setores da sociedade e com movimentos sociais com pautas fragmentárias e setoriais específicas.

“Com o fim da perspectiva revolucionária, passou-se a pensar a parte, não o todo, e pensar a parte é sempre pensar fragmentariamente. Não há perspectiva de uma totalidade transformada. Então, governar não é somar essas demandas fragmentadas e criar um plano de governo, como se o todo fosse a soma das partes, até porque elas se contradizem entre si”, disse o prefeito.

Após o encerramento do primeiro dia, Haddad assinou um memorando de entendimento para troca de experiências e políticas públicas com a cidade argentina de Córdoba, representada pelo prefeito Ramón Javier Mestre.

Debates
Cada encontro da MSUR é norteado por um documento-base elaborado pela CEPAL com a ajuda da prefeitura. Nele, há dados comparativos entre as cidades, análises de conjuntura e propostas de ação. Essas informações foram apresentadas em mesas na manhã desta segunda (8) e subsidiaram o debate ao longo de todo o dia, com impressões, sugestões e posicionamentos apresentados pelos convidados.

“Ao final dos quatro encontros nós teremos um documento mais aprofundado que reflita as nossas preocupações, os nossos desafios para todas as nossas cidades, para todas as nossas metrópoles”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão durante a sessão de abertura do evento.

O intuito do encontro é discutir uma política de desenvolvimento urbano que promova a redução das desigualdades encontradas nas metrópoles, entre elas as dificuldades de acesso a bens e serviços, ao emprego e aos espaços públicos qualificados.

Durante o evento, o secretário Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano) destacou o papel do novo Plano Diretor de São Paulo nesse processo.

“Uma das grandes questões colocadas no Plano Diretor foi a determinação de um conjunto de macro-áreas que identificam territórios com questões análogas, com problemas análogos, com instrumentos que muito provavelmente tenham que ser análogos para se enfrentar a problemática que eles apresentam”, afirmou.

Também estiveram presentes os secretários José de Filippi Júnior (Saúde), Wanderley Meira (Verde e Meio Ambiente), Arthur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo), Jilmar Tatto (Transportes), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Ítalo Miranda Junior (Segurança Urbana) e Leonardo Barchini (Relações Internacionais e Federativas).

Histórico
O 1º Colóquio Sul-Americano sobre Cidades Metropolitanas (MSUR) foi realizado nos dias 27 e 28 do último mês de abril, na sede da CEPAL, em Santiago, no Chile, com o tema “Ecossistemas Urbanos e Sustentabilidade”. A terceira edição está prevista para os dias 13 e 14 de agosto, em Quito, no Equador, com a temática “Economia Urbana: Trabalho, Renda e Desenvolvimento Sustentável”.

Em 28 e 29 de setembro, está prevista mais uma edição, na sede do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, para tratar de “Governo e Governança, Cidadania, Educação e Cultura”.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação (SECOM)

Foto: Fernando Pereira/SECOM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *