17/10/2022

SMUL apresenta as experiências urbanas de São Paulo em Havana

Geosampa, Informes Urbanos e Infocidade são pautas em seminário que reuniu profissionais para propor projetos urbanísticos para a região de Havana Velha



A cidade de Havana, capital de Cuba, recebeu entre os dias 04, 05 e 06 de outubro, o Seminário da Especialização em Pensamento Estratégico Urbano do Centro Ibero Americano de Desenvolvimento Urbano e Estratégico – CIDEU, que contou a com participação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

O evento reuniu alunos do curso e profissionais do planejamento estratégico de diversas cidades da região ibero-americana e Espanha, proporcionando um espaço de intercâmbio entre os países com a finalidade de sugerir projetos para o centro histórico de Havana, conhecido como Havana Velha.

Os participantes do Seminário tiveram a oportunidade de conhecer o contexto urbano local e realizaram uma visita técnica pelo centro histórico da capital de Cuba. No evento, também foram apresentados o projeto “Centro Histórico Ciudad Inteligente” e as iniciativas de transformação digital das cidades de San Sebastián e Zaragoza, ambas na Espanha.

(SMUL visita o centro histórico de Havana)

 

O Infocidade, os Informes Urbanos e o Geosampa, plataformas geridas pela Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) da SMUL, despertaram o interesse de parte do público durante os três dias de evento. Além dos produtos de geoprocessamento, a secretaria também compartilhou os estudos analíticos produzidos pela equipe técnica de GEOINFO.

“Além do trabalho de geoprocessamento, os estudos analíticos sobre o município de São Paulo, que permitem a população compreender melhor as dinâmicas do local onde residem, chamou bastante atenção dos participantes do seminário”, comenta Beatriz Milla, planejadora territorial de GEOINFO, que esteve presente no evento.

Beatriz é uma das alunas do curso de Especialização em Pensamento Estratégico Urbano oferecido pelo Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Urbano Estratégico, o CIDEU.

A rede de cidades da região da América Ibérica, que compartilha e promove a cultura do pensamento estratégico urbano, é composta por 21 países, sendo 122 cidades e 28 entidades colaboradoras. A organização promove congressos, seminários, cursos de curta e de longa duração.

Ministrada desde 2005, a Especialização em Pensamento Estratégico Urbano do CIDEU é uma ação de formação que visa o desenvolvimento profissional de pessoas responsáveis por pensar, planear e gerir a estratégia urbana. Esta formação tem proporcionado às cidades da América Ibérica mais de 400 estrategistas urbanos.

 

(SMUL participa de Seminário Internacional em Havana)

 

CIDEU Bogotá

O seminário realizado em Cuba é um dos eventos que fazem parte do calendário anual da instituição. Em julho, a SMUL participou do XXIV Congresso do CIDEU, que neste ano foi realizado em Bogotá, na Colômbia.

Na oportunidade, a equipe de GEOINFO apresentou a tecnologia do Geosampa e Infocidade para pesquisadores da América Latina e Caribe, além de países como Portugal e Espanha. Acesse aqui para saber mais.

 

Geosampa

O Geosampa é um portal coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE). Ele reúne dados georreferenciados sobre 375 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques. Para acessar, clique aqui.

 

Infocidade

Produto para consultas de dados sobre a cidade de São Paulo. Nele, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) coloca à disposição do público uma extensa compilação de indicadores e informações. As fontes são as próprias secretarias da prefeitura, responsáveis por serviços diversos oferecidos aos paulistanos, mas também instituições como o IBGE, a Fundação Seade e os Ministérios da Economia, da Educação e da Saúde. Para acessar, clique aqui.

 

Informes Urbanos

Os Informes Urbanos são estudos sobre temas de interesse para o desenvolvimento de São Paulo. As análises são elaboradas sobre dados demográficos, sociais, econômicos, de uso do solo, sempre sob a ótica da dimensão territorial, ou seja, da manifestação desses temas no espaço urbano. Para acessar, clique aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *