08/12/2015

Prefeitura de São Paulo avança na transparência e lança plataforma com mais de 150 tipos de dados georreferenciados sobre a cidade

Construído a partir de software livre, o GeoSampa permite a qualquer cidadão baixar todas as informações e utilizá-las para diversas finalidades



20151208-Geosampa-lancamento-480x270-noticia-gestao

A Prefeitura de São Paulo lançou o GeoSampa, portal com informações detalhadas e georreferenciadas sobre a cidade. São mais de 150 temas que podem ser visualizados em conjunto, entre eles cerca de 12 mil equipamentos urbanos, incluindo 1.500 escolas, quase 400 unidades básicas de saúde, mais de 880 feiras livres e 1600 equipamentos de cultura. Também é possível consultar o zoneamento, os mapas do plano diretor, a rede de transporte público, os mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social. A nova plataforma reúne também mapas históricos, cartas antigas como o mapeamento feito nos anos 30 (o Sara Brasil) e fotos aéreas passadas, como a realizada em 1954.

O lançamento do GeoSampa marca a entrega da meta 111 do Programa de Metas, “Implantar um Sistema de Informação Geográfica, com dados abertos e livre consulta pelo público”, além de representar um avanço na estruturação da política municipal de informações, seguindo as diretrizes previstas  no Plano Diretor Estratégico (artigo 352).

Com mais esse avanço na abertura dos dados, a Prefeitura dá mais um importante passo em direção à transparência, ampliando os mecanismos de obtenção de informações qualificadas e detalhadas sobre a cidade.

Atualizada em tempo real e construída a partir de softwares livre, a plataforma de dados pode ser livremente consultada, trabalhada, reutilizada, sem restrições de licenças, patentes ou mecanismos de controle. Os dados permitem também que pesquisadores, estudantes, organizações da sociedade civil e público interessado, possam obter subsídios para desenvolver estudos, pesquisas, plataformas web, aplicativos e softwares, que poderão contribuir para uma maior participação da sociedade junto ao governo municipal.

O GeoSampa reúne dados de diversas secretarias, articulando sistemas de informações, conectados de forma automatizada, aderente à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) coordenada pelo IBGE. Com isso, é possível visualizar em um só portal.

Todas as bases da plataforma e o catálogo de metadados estão disponíveis para download, trazendo diversos benefícios à sociedade.

Para acessar o GeoSampa acesse: geosampa.prefeitura.sp.gov.br

Destaques do sistema:

• Integra no seu banco de dados as informações territoriais dos principais sistemas de informação da PMSP, como Habitação, Infraestrutura, Cadastro Fiscal e de Transportes

• Desenvolvido em software livre e segue os padrões do IBGE para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE

• Disponibilidade dos dados em formato aberto: qualquer cidadão pode baixar todas as camadas do GeoSampa e utilizá-la para diversas finalidades

• Complementação da base de ruas existente agregando dados e informações obtidas pelo sistema de GPS implantado nos ônibus municipais.

• Constante atualização dos dados e produtos georrefenciados numa base única a ser, permitindo compreensão mais rápida e a redução do tempo de resposta das ações administrativas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Cassio R Eskelsen em disse:

    Parabéns pela iniciativa, que sirva de modelo para outros municípios.

    Apenas uma observação, o endereço correto é geosampa.prefeitura.sp.gov.br (sem o www).

    Abraços!

  2. Luciana Mattos em disse:

    Parabéns a equipe por mais essa realização !!
    gostaria de saber se teremos acesso a um dicionário de variáveis … a camada de logradouros por exemplo possui varias siglas que gostaria de saber o significado.
    Obrigada
    Luciana

    • Olá Luciana,
      Disponibilizamos as informações simplificadas no cabeçalho do portal em “acessar metadados”.
      Ao fazer o download dos arquivos alfanuméricos, encontrará uma planilha com metadados mais completa.
      Caso verifique a ausência de alguma informação, entre em contato conosco para que possamos incluí-la. Isso de fato será importante para completarmos as informações ainda pendentes.

  3. Gerson Bellini em disse:

    Primeiramente parabéns pela iniciativa e pelo lançamento do geosampa.Gostaria de saber como consigo abrir os arquivos do CADASTRO / QUADRAS MDSF…. estou fazendo o Download, porem baixa um arquivo em zip que contem 4 arquivos e não consigo abrir nenhum. Caso possam me ajudar ficarei agradecido.

    Bellini

    • Bellini,
      Os arquivos são geoespaciais, ou seja, são lidos por programas de geoprocessamento que correlacionam o banco de dados com a posição geográfica das informações. Para abrir o “shape file”, você pode utilizar softwares livres como oGVSIG, QGIS, ou JUMP.

  4. Mitza Blefari em disse:

    Olá,

    Não é mais possível fazer downloads das folhas?^
    No MDC antigo conseguíamos selecionar uma folha de determinado local e baixar em DWG.

    Obrigada!

  5. Leonardo Galhardo em disse:

    Não consigo baixar as folhas em DWG da mesma maneira como baixava na plataforma antiga “Mapa Digital da Cidade – MDC”, vocês sabem como faço agora para baixar mapas em DWG com o traçado viário e os lotes???????

  6. Renata em disse:

    Boa Tarde,
    estou com o mesmo problema que o Leonardo, tento baixar os arquivos em dwg como antigamente, e nao é possivel, antigamente era muito mais funcional, o site do MDC, acredito que esse tenha muitas informações que lá nao tinha, mas pq nao manter os 2, realmente esta dificultando muito nosso trabalho.

  7. RAFAELA CARDOSO em disse:

    Será que vcs nao sao capazes de responder a pergunta de todos os colegas aqui que assim como eu tbem nao estao conseguindo e dependemos disso para trabalhar! Realmente chego a pensar que vcs nao tem a resposta do porque vcs tiraram essa ferramenta tao importante! PARABENS HADDAD!!!! LIXO DE PREFEITO!