15/05/2024

Zonas sul e leste da cidade recebem oficinas para desenvolver caminhos mais seguros e divertidos entre casas e escolas

Oficinas serão realizadas nesta semana nos distritos de Pedreira (16/5) e São Rafael (18/5); Prefeitura vai recolher sugestões da população local para elaboração do projeto



Como deixar o caminho para escola mais divertido, seguro e agradável? É para responder a essa e outras perguntas que a Prefeitura de São Paulo vai realizar oficinas nos distritos que receberão os projetos do Território Educador. Nesta semana acontecem as duas primeiras oficinas: no distrito de Pedreira (Cidade Ademar), na zona sul, na quinta-feira (16) e no distrito São Rafael (São Mateus), na zona leste, no sábado (18).

O Território Educador está previsto em 10 distritos e propõe uma série de melhorias para que adultos e crianças de 0 a 6 anos (primeira infância) caminhem com segurança nas ruas do entorno de escolas ou Centros Educacionais Unificados (CEUs) e encontrem lugares mais agradáveis, divertidos e lúdicos no trajeto entre casa e escola.

Nessas oficinas, a Prefeitura quer recolher contribuições da população local, especialmente da comunidade escolar, como pais, alunos, professores, diretores e funcionários em geral.

 

Oficina Pedreira (Cidade Ademar)
Neste distrito serão beneficiados mais de 4 mil alunos das escolas: EMEF João Sussumu Hirata, EMEI Arthur Baptista da Luz, CEI Vila Missionária, EE Prof. Lauro Pereira Travassos, EMEF Profa. Isabel Vieira Ferreira, EMEI Celso Ferreira da Silva e Organização Afesu Veleiros.

A oficina acontece no dia 16/5 (quinta-feira), das 17h às 18h, na EMEI Arthur Baptista da Luz (Rua Cunha Mendes, 90, Jardim Itapura). Será uma oportunidade para a comunidade local indicar ações que gostariam que fossem implementadas no percurso entre casa e escola.

 

Oficina São Rafael (São Mateus)
A região conta com mais de 6 mil alunos das escolas: EMEI Manoel De Alvarenga Freire Junior, EE Dep. Geraldino dos Santos, EE Prof Alcildes Boscolo, EMEI Carmem Miranda, EMEF Thereza Maciel de Paula, EMEI Paula Cristina Rodrigues e CEI Direto Jardim Santo André. O percurso no entorno dessas escolas receberá caminhos mais seguros e divertidos.

A oficina acontece no dia 18/5 (sábado), das 10h às 11h, na EMEI Paula Cristina Rodrigues (Rua Jorge Carlos de Almeida, 633, Jardim Santo André). Toda a comunidade poderá participar.

 

SERVIÇOS:

Território Educador Pedreira
Data: 16/05 (quinta-feira)
Horário: das 17h às 18h
Local: EMEI Arthur Baptista da Luz
Endereço: Rua Cunha Mendes, 90, Jardim Itapura (Subprefeitura Cidade Ademar)

Território Educador São Rafael
Data: 18/05 (Sábado)
Horário: das 10h às 11h
Local: EMEI Paula Cristina Rodrigues
Endereço: Rua Jorge Carlos de Almeida, 633, Jardim Santo André (Subprefeitura São Mateus)

 

Como as oficinas funcionarão
As oficinas funcionarão da seguinte forma: no início, a Prefeitura apresentará os conceitos gerais da iniciativa Território Educador e mostrará o projeto desenvolvido para o Território Educador Cidade Tiradentes como referência de projeto.

Em seguida, a população será convidada a participar de dinâmica para responder questionamentos sobre o meio de transporte utilizado para chegar até a escola; experiência do deslocamento; o que seria importante ter no caminho (bancos, árvores, faixa de pedestres, entre outros) e o que deseja para um espaço público, como descansar, brincar e se reunir com os amigos.

Por fim, poderão indicar em um grande mapa que será disponibilizado nas oficinas quais os locais, em seus territórios, que se se sentem seguros ou não.

A expectativa é que as considerações da sociedade ajudem o Município a aprimorar os projetos em desenvolvimento para cada local. Todas as oficinas serão abertas à comunidade.

Além distritos de Pedreira (Subprefeitura Cidade Ademar) e São Rafael (Subprefeitura São Mateus), receberão oficinas, neste mês, Itaim Paulista (Subprefeitura Itaim Paulista), Lajeado (Subprefeitura Guaianases), Iguatemi (Subprefeitura São Mateus) e Grajaú (Capela do Socorro). As datas dessas agendas ainda serão divulgadas.

 

Entenda a iniciativa Territórios Educadores
Os Territórios Educadores têm como ponto de partida das melhorias previstas um Centro de Educação Unificado (CEU) ou um conjunto de escolas.

Seus projetos são desenvolvidos e orientados por três pilares: segurança viária/caminhabilidade, estações educadoras e trilhas educadoras. O objetivo é qualificar o entorno de equipamentos públicos e educacionais, promover a segurança viária nas rotas percorridas a pé, incentivar a micromobilidade e promover o uso e a apropriação de espaços públicos. Resumindo, a iniciativa busca oferecer uma melhor experiência no trajeto entre casa e escola para o público da primeira infância, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e motor.

A iniciativa prevê diversas intervenções para qualificar a caminhabilidade de um território. Para o público infantil, é prevista a criação de travessias mais seguras no trajeto entre a casa e a escola, com pintura de calçadas e muros, nova sinalização de trânsito e a implantação de mobiliários urbanos e lúdicos.

Seu objetivo também é transformar a experiências de pais, cuidadores, crianças de outras faixas etárias, adolescentes e de toda a comunidade que vive e circula pelo local. Para isso, é proposta uma série de ações para a requalificação de espaços públicos, como reforma de calçadas, melhoria da iluminação pública, plantio de árvores e obras de microdrenagem.

 


Iniciativa tem como foco o público da primeira infância. Imagem do projeto Território Educador Cidade Tiradentes

 

Locais definidos
Implantar dez projetos de Territórios Educadores na cidade é a Meta 42 do Programa de Metas 2021-2024 do Município.

Eles estarão localizados em distritos selecionados pela Prefeitura após a avaliação de uma série de indicadores, como trajetos de pessoas nas vias, número de crianças de 0 a 6 anos, acidentes de trânsito e acesso a serviços públicos, especialmente educacionais. São eles:

• Território Educador Cidade Tiradentes (distrito de Cidade Tiradentes)

• Território Educador Brasilândia (distrito de Brasilândia)

• Território Educador Iguatemi (distrito de Iguatemi)

• Território Educador Capão Redondo (distrito de Capão Redondo)

• Território Educador Jardim Ângela (distrito de Jardim Ângela)

• Território Educador Grajaú (distrito de Grajaú)

• Território Educador São Rafael (distrito de São Rafael)

• Território Educador Pedreira (distrito de Pedreira)

• Território Educador Itaim Paulista (distrito de Itaim Paulista)

• Território Educador Lajeado (distrito de Lajeado)

Os Territórios Educadores Cidade Tiradentes e Brasilândia apresentam projetos em estágio mais avançado de desenvolvimento. O material licitatório para obras foi concluído para o Território Educador Cidade Tiradentes. O projeto executivo para o Território Educador Brasilândia também está finalizado.

Para os demais Territórios Educadores o Município está elaborando projetos executivos e materiais licitatórios. A São Paulo Urbanismo é a responsável pela execução dos projetos para os Territórios Educadores.

 

Iniciativa prevê intervenções para qualificar os caminhos de pedestres. Imagem do projeto Território Educador Cidade Tiradentes

 

 

Texto: ASCOM