1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Projeto Boulevard Augusta é...
 

05/02/2026

Projeto Boulevard Augusta é apresentado à Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU)

Intervenção prevê transformação da Rua Gravataí em via compartilhada entre pedestres e veículos com mais segurança, acessibilidade, áreas verdes e espaços de permanência



A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), apresentou, nesta quarta-feira (04), o projeto Boulevard Augusta à Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU). A proposta contempla a transformação da Rua Gravataí em uma via compartilhada entre pedestres e veículos, priorizando segurança, acessibilidade, ampliação de áreas verdes e a criação de novos espaços de permanência. A rua conecta o Parque Augusta à Praça Franklin Roosevelt, na região central da cidade.  

O projeto foi desenvolvido pela São Paulo Urbanismo, com acompanhamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que fará a contratação das obras por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o objetivo de garantir uma grande requalificação do espaço público e fortalecer a mobilidade urbana no perímetro de aproximadamente 3.150 m². 

Atualmente, a rua Gravataí é uma via de pequena extensão, com passeios públicos e faixas de estacionamento em ambos os lados da via. O tráfego de veículos ocorre em sentido único, em direção à Praça Roosevelt, e há acessos diretos às edificações do entorno. Com um investimento aproximado de R$ 6,17 milhões, o espaço passará a adotar o perfil de via compartilhada, sem desnível entre as áreas destinadas à circulação de veículos, permeáveis e de transeuntes. 

Os passeios públicos serão ampliados e requalificados, com a implantação de faixas multiuso destinadas à infraestrutura drenante, à adoção de soluções baseadas na natureza, à instalação de mobiliário urbano, à ampliação da arborização e à melhoria da iluminação pública. 

O projeto de paisagismo prevê o plantio de novas árvores, a ampliação e requalificação de canteiros permeáveis e a implantação de jardins de chuva, contribuindo para o manejo sustentável das águas pluviais e para a melhoria do microclima da via. A intervenção também contempla o enterramento da fiação elétrica e a instalação de novos pontos de iluminação pública. 

Para os espaços de permanência, estão previstos diferentes modelos de bancos integrados às áreas de paisagismo, distribuídos ao longo dos dois lados da via. Para reforçar a segurança na nova configuração de circulação de veículos, o projeto inclui a implantação de balizadores, garantindo a separação física entre as áreas exclusivas de pedestres e o trecho compartilhado. 

Embora a intervenção não incida diretamente sobre bens tombados, o projeto propõe a instalação de totens informativos de caráter educativo, destacando a relevância histórica e cultural da região. 

 

Requalificação urbanística da Rua Gravataí prevê via compartilhada com áreas verdes. Imagem: SP Urbanismo

 

Próximos passos 

A apresentação do Projeto Boulevard Augusta à CPPU teve como objetivo subsidiar as discussões sobre a qualificação da paisagem urbana na região central da cidade. A proposta também já foi submetida à análise da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). 

Agora, o projeto segue para avaliação final da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), etapa necessária para o início do processo licitatório. Após a contratação, o prazo de execução previsto é de oito meses.

 

Paisagimo e mobiliários integram a proposta. Imagem: São Paulo Urbanismo