Mapas e indicadores

img-cadernos-graficos-mapas-2

Os “Cadernos das Subprefeituras – Material de apoio para Revisão Participativa dos Planos Regionais das Subprefeituras foram desenvolvidos a fim de fornecer informações que apoiassem a formulação de propostas consistentes para cada uma das subprefeituras do município de São Paulo, promovendo um debate público embasado e oferecendo melhores condições para a definição de prioridades no decorrer da revisão participativa dos Planos. São 32 cadernos, um por subprefeitura, compostos por gráficos e mapas específicos, além de apresentar o panorama do município como um todo, possibilitando comparações.

Este material busca oferecer subsídio técnico para a leitura das dinâmicas socioeconômicas e territoriais de cada uma das Subprefeituras, considerando as diretrizes de elaboração dos Planos Regionais definidas pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PDE – Lei 16.050/2014). Dentre as etapas do ciclo das políticas públicas – elaboração de diagnóstico; formulação dos programas e/ou políticas; implementação e execução; monitoramento e avaliação –, este caderno privilegia a primeira.

Desta forma, foram criadas pranchas com diferentes representações gráficas dos indicadores selecionados, classificados em seis temas, além de uma prancha síntese, com análises temáticas. Os mapas, por sua vez, oferecem a visualização do território permeado pelos indicadores.

Os mapas foram formulados para a compreensão das questões tanto no âmbito municipal quanto no das subprefeituras. No âmbito municipal configuram o panorama de contrastes, podendo ser observados os temas na diversidade das subprefeituras. Já no âmbito das subprefeituras, estes são apresentados com maior quantidade de informações e possibilidade de leitura aproximada. Trazem também informações de temas inter-relacionados, buscando possibilitar uma leitura mais dinâmica, porém simples, dos dados selecionados para cada tema. Tanto gráficos quanto mapas não esgotam a leitura de nenhum dos temas, mas seleciona os dados mais demandados em atividades coletivas.

A intenção é estimular o debate sobre as Subprefeituras a partir de um diagnóstico, baseado em números e evidências.

Para acessar o caderno de cada uma das subprefeituras de São Paulo, clique aqui.