18/07/2017

Conheça as diretrizes urbanísticas do Projeto Redenção – região da Luz

Programa que prevê atendimento individualizado aos usuários de drogas vai requalificar urbanisticamente a região, tendo como âncora a construção de aproximadamente dois mil apartamentos populares



As principais diretrizes do Projeto Redenção, que visa requalificar a região da Luz, prevê a instalação do Programa Centro Aberto e o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Campos Elíseos. Essas são algumas das ações contidas nos estudos realizados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL. 

Em ação conjunta entre município, governos estadual e federal, o programa Redenção prevê atendimento individualizado aos usuários de drogas, no qual a equipe de saúde terá papel central, além da rede de acolhimento ao morador de rua. Trata-se de uma ação complexa, que envolvem ações de zeladoria e as seguintes secretarias municipais: Saúde, Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social, Segurança Urbana e Urbanismo e Licenciamento

No âmbito urbanístico, o projeto tem como foco a construção de aproximadamente dois mil apartamentos populares por meio da Parceria Público-Privada (PPP) do Centro, Casa Paulista, uma parceria com o governo do Estado que visa adensar a área e torná-la habitável, não apenas uma área de passagem.

A requalificação urbana proposta pela SMUL envolve de imediato a implantação do Programa Centro Aberto, que tem como objetivo transformar locais em espaços de convivência ao ar livre, priorizando o pedestre, melhorando as condições de permanência e de uso dos espaços públicos. Implantação de iluminação sustentável, decks, bancos, aparelhos de ginásticas e playgrounds são algumas das intervenções temporárias programadas pela secretaria.

As ações de médio prazo preveem, dentre outros fatores, o retrofit dos imóveis tombados, um dos objetivos, inclusive, do ajuste e readequação da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, conhecida como Lei de Zoneamento, pela atual gestão. Esse instrumento procura modernizar uma edificação existente para sua plena utilização, preservando a fachada histórica. Replanejar as condições viárias da área é outra ação prevista a médio prazo.

Esse processo de requalificação da Luz , a longo prazo, busca a implantação de conexões urbanas, como a integração da região ao Bom Retiro, procurando aproveitar o centro comercial e os equipamentos culturais do local. Além de requalificar ruas e praças, dentre elas, a Praça Julio Prestes.

A partir da PPP Casa Paulista, em parceria com a Secretaria da Habitação do Estado, busca-se a construção de um Centro Educacional Unificado (CEU), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma creche. Além disso, encontra-se em consulta pública no Gestão Urbana o Projeto de Intervenção Urbana – PIU para concessão do Terminal Princesa Isabel, que visa requalificar a área do terminal e seu entorno.

A elaboração do PIU Campos Elíseos será feita posteriormente. Os PIUs são estudos técnicos que têm por objetivo promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação, preferencialmente localizadas na Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM), definida pelo Plano Diretor Estratégico do município. A ideia é aproveitar melhor a terra urbana, aumentando as densidades construtivas e demográficas, isto é, oferecendo espaço para moradias,  implantando novas atividades econômicas, de emprego, habitação social e equipamentos públicos para a população.

Acesse aqui o plano de estudos das ações de urbanismo para o projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Danielle Gonçalves barbosa em disse:

    Bom Dia! Eu sou moradora da região da Luz, mais precisamente sou moradora do Complexo Julio Preste, esse mesmo complexo informado na reportagem acima na qual o projeto visa a melhoria da região, Pois bem ate a presente data nos moradores estamos entregue a propria sorte, pois ainda estamos localizado no meio da região chamada ” Cracolandia” não consiguimos sair dos nossos portões em segurança, Não é dificil abrir a janela as 6h da manhã e ver gente sendo assaltada nos pontos de onibus que ficam localizados na frente do condominio. Falta de policiamento não é pois isso a região tem bastante, acho que falta planejamento para uma ação dos orgão responsavel para assim conseguir colocar esse projeto de urbanismo e requalificação da região central. Ate lá a sensação é de total abandono pelo poder publico.