02/03/2020

Ligue os Pontos conecta o potencial produtivo agrícola à dinâmica da maior economia urbana brasileira

Existe Zona Rural em São Paulo, correspondente a ⅓ da cidade, e o projeto Ligue os Pontos tem, desde 2016, atuado no fortalecimento do desenvolvimento local sustentável dessas regiões.



Reconhecida institucionalmente pelo Plano Diretor Estratégico (PDE), em 2014, a zona rural da cidade São Paulo abriga não só chácaras e sítios de produção agrícola mas também áreas de proteção ambiental (zonas remanescentes de Mata Atlântica), cachoeiras, terras indígenas, além de importantes mananciais, responsáveis por ⅓ do abastecimento de água do município.

Ao demarcar a Zona Rural, o PDE reforça o compromisso da cidade com a agenda ambiental e estabelece uma estratégia de contenção do avanço irregular da mancha urbana. Para isso, promove políticas de desenvolvimento, a partir de uma concepção multifuncional do meio rural, que alia geração de emprego e renda à proteção ambiental.

Porém, como aponta José Amaral Wagner Neto, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), para se formular políticas públicas para a região, não basta reconhecê-la. “Precisamos conhecer a zona rural de São Paulo e saber quais as suas oportunidades e deficiências. Para isso, se faz necessário um trabalho de coleta e análise de dados e evidências. Somente assim, poderemos desenvolver um banco de dados que oriente políticas públicas efetivas, com foco na sustentabilidade econômica e social, a partir da preservação dos serviços ecossistêmicos que essa região produz”.

É neste contexto, e com esse objetivo, que o projeto Ligue os Pontos (LOP) foi elaborado. Premiado, em 2016, no Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies, atua com atividades relacionadas à inovação dentro do território da zona sul rural do município, sendo o link entre a agricultura periurbana e a cidade.  

Projeto Ligue os Pontos busca apoiar a agricultura da cidade

Desenvolvido dentro da SMDU em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais, o projeto conta com três principais frentes de atuação: fortalecimento da agricultura, articulação da cadeia de valor e coleta de dados e evidências. 

“O LOP nasce, sobretudo, como uma tentativa de apoiar a agricultura da cidade. Queremos que os produtores e produtoras rurais sejam sustentáveis do ponto de vista econômico e ambiental. Somente assim, poderemos falar de desenvolvimento local e garantir as diretrizes de conservação desse território”, relata Neto. 

 

Agricultura Periurbana: assistência técnica e cadeia de valor

O consumo de produtos locais já é uma tendência mundial. Mas como colocar o extremo sul rural no mapa da cidade que é o grande centro consumidor de alimentos do Estado de São Paulo? Para responder a esse desafio, o LOP promove uma série de ações voltadas para o fortalecimento da prática agrícola. 

Para entender as demandas e potencialidades da zona sul rural, o projeto partiu de um diagnóstico. Em 2019, foi realizado o Cadastro de Unidades Produtivas, cujo resultado pode ser acessado pelo site

“Trabalhamos em um território onde 65% dos agricultores contam com mão de obra exclusivamente familiar, 54% deles têm renda bruta agrícola inferior a R$1.000 por mês, e a grande maioria não possui formalização para comercializar os seus produtos. Diante dessa realidade, um dos primeiros passos rumo ao desenvolvimento local estruturado é a implantação de boas práticas agrícolas – que visam uma melhor qualidade da produção, cuidado com o meio ambiente, rastreabilidade dos produtos para a formação de uma identidade local. Queremos, com isso, mostrar para esses agricultores que eles são capazes de criar consistência de produção para atender o mercado consumidor existente”, explica Nicole Gobeth, gestora do LOP.

 

Ligue os Pontos estimula a adoção de boas práticas agrícolas e o atendimento ao mercado consumidor existente

Atualmente, dos 428 produtores entrevistados no cadastramento, 150 recebem assistência de uma equipe de oito agrônomos e técnicos agrícolas em parceria com a Casa de Agricultura Ecológica de Parelheiros. Informações sobre as práticas agrícolas, como tipo de adubação, frequência da produção (planejamento), fornecimento de insumos agrícolas orgânicos, e apoio para a transição agroecológica e orgânica fazem parte das visitas quinzenais realizadas pela equipe técnica. Outra ação desenvolvida pelo projeto é a criação de unidades demonstrativas de tecnologias de irrigação, pós colheita – como higienizar os produtos de forma adequada para o mercado -, armazenamento, dentre outras. 

“A ideia é introduzir técnicas customizadas à agricultura familiar que possibilitem a melhoria da produção e consequentemente da renda do produtor. E, a partir do fortalecimento dos agricultores, o projeto dá um segundo passo: a articulação da cadeia de valor para estabelecer novas conexões com o mercado”, completa Nicole. 

Conheça os principais impactos promovidos pela assistência técnica do projeto até 2019: 

150 produtores atendidos

8 técnicos de campo entre agrônomos e técnicos agrícolas

32 agricultores com certificação orgânica

20 agricultores em transição agroecológica

38 novos agricultores interessados em entrar no protocolo de certificação agroecológica 

 

Sampa + Rural: conectando a agricultura na cidade 

Articular a cadeia de valor local também é pauta prioritária para o projeto Ligue os Pontos. Complementar à assistência técnica de campo, conectar os produtores com consumidores potenciais e também com fornecedores de insumos é uma das estratégias de atrair novas oportunidades para a região. Para isso, o LOP vai lançar, no primeiro semestre de 2020, uma plataforma online para divulgar a produção de agricultores/as: a Sampa+Rural

Produção dos agricultores será divulgada através de uma plataforma digital

A página irá reunir informações de quem produz e de quem comercializa (feiras, CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura, comércios parceiros de orgânicos, comércios parceiros da produção local, restaurantes etc.), facilitando a conexão entre eles e novos negócios. Além disso, a Sampa+Rural trará outras informações para o público em geral, como os locais turísticos da zona rural da cidade, onde comprar produtos locais, iniciativas da sociedade civil que trabalham com a agricultura e políticas públicas ligadas a esse território. 

Paralelo ao desenvolvimento da plataforma e ainda com o objetivo de fortalecer a cadeia de valor, o projeto articulou a inauguração, em janeiro de 2020, do TEIA Parelheiros: primeiro espaço de coworking de iniciativa pública voltado para mentorias e acelerações com foco no desenvolvimento rural sustentável na cidade. Fruto de uma parceria com a Ade Sampa, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Subprefeitura de Parelheiros, o espaço disponibiliza ambiente com acesso à internet, computadores, projetor e sala de reunião para a população local. 

O TEIA é um produto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), existente na cidade em outros 4 bairros (Centro, Santo Amaro, Taipas e Cidade Tiradentes). Esse é o primeiro na zona rural da cidade. 

> Saiba mais sobre o processo de aceleração do TEIA Parelheiros, aqui.  

 

Políticas públicas para a zona rural: o legado do LOP 

Complementares às ações desenvolvidas pelo Ligue os Pontos estão o mapeamento de uso de solo da região rural sul e o desenvolvimento de um sistema digital de assistência técnica. Tanto um quanto o outro possuem um objetivo comum: orientar as políticas públicas para a zona rural periurbana. 

“Com o mapeamento, a prefeitura terá um banco de dados consolidado sobre o território, e informações sobre as áreas aptas para agricultura e áreas de conservação. Com isso, esperamos incidir nas decisões da prefeitura no que diz respeito à restrição da expansão do núcleo urbano e ao ordenamento territorial. Essa região abriga os principais reservatórios de água da cidade, responsáveis por abastecer ⅓ da cidade de São Paulo”, relata Nicole. 

Já o desenvolvimento do sistema de trabalho digital para os assistentes técnicos possibilitará a coleta e análise de dados sobre a produção rural da cidade em tempo real, se consolidando como importante ferramenta de planejamento. Além disso, irá viabilizar o monitoramento necessário para o Pagamento por Serviços Ambientais, a ser implantado no primeiro semestre deste ano. 

>> Quer saber mais? Acompanhe as notícias sobre o projeto também pelas redes sociais: fb.com/ligueospontossp e instagram.com/ligueospontossp




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *