25/10/2016

Prefeitura abre consulta pública sobre o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Tietê

Para participar, acesse a minuta participativa disponível aqui no Gestão Urbana e faça suas sugestões



480x270A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDU) e da São Paulo Urbanismo, acaba de lançar a minuta participativa do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Tietê.

Disponível no Gestão Urbana até o dia 25 de novembro, a consulta pública é uma oportunidade para o cidadão saber o que está sendo proposto e dar suas contribuições. A ferramenta possibilita baixar o texto completo e os mapas, bem como indicar se “concorda”, “discorda” ou “concorda com ressalvas” com cada um dos pontos do PIU-ACT. Clique aqui para participar.

PIU Arco Tietê
Os Projetos de Intervenção Urbana têm por objetivo promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação, sobretudo localizadas na Macroárea de Estruturação Metropolitana.

O Projeto de Intervenção Urbana Arco Tietê contempla justamente essa área e busca, dentre outros fatores, incrementar a oferta de empregos e o desenvolvimento econômico, por meio da direção de investimentos dos setores públicos e privados, além do uso de infraestrutura.

Há também o interesse de minimizar os problemas ambientais do território, a partir da ampliação do sistema de controle de inundações e alagamentos, redução do efeito das ilhas de calor e aumento da oferta de espaços e áreas verdes públicas.

Os demais objetivos do PIU-ACT são: promover a transformação de áreas ociosas, de imóveis subutilizados e a instalação de novos usos compatíveis às áreas com solo potencialmente contaminado; melhorar as condições gerais de mobilidade e acesso da região; qualificar o ambiente urbano e por fim, estimular a diversidade tipológica habitacional e implantar equipamentos para atendimento de diferentes faixas de renda.

Saiba mais sobre o PIU ACT acessando o sumário executivo do Projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. nairton de castro em disse:

    O alto Tiete do Romano até a Penha necessita de demarcação física com marcos de concreto para evitar ampliação da área de ocupação e aterros