04/12/2019

Prefeitura aproveita resto de podas de árvores para qualificar produção de agricultores da zona sul rural

Ação gera economia ao agricultor, torna o solo mais fértil e evita o uso de agrotóxicos para o cultivo de plantas usadas para decoração



A Prefeitura de São Paulo está utilizando o resto de podas de árvores para aprimorar práticas sustentáveis dos produtores rurais de Parelheiros. O objetivo é fazer a cobertura do solo e controlar o surgimento de ervas daninhas, isto é, plantas que nascem espontaneamente em local e momento indesejados, prejudicando o cultivo de plantas ornamentais, utilizadas para decoração, além de manter a umidade do solo por mais tempo. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio do Projeto Ligue os Pontos, da Secretaria Municipal das Subprefeituras, por meio da sua Casa da Agricultura Ecológica (CAE), e da Subprefeitura de Parelheiros.

Antes, o material decorrente das podas de árvores da região não era utilizado. Com o objetivo de lhe dar um melhor aproveitamento, a Subprefeitura de Parelheiros adquiriu uma máquina para triturar as podas. Desde então, recebe semanalmente cinco toneladas de podas, que podem ser usadas pelos produtores rurais.

Com a supervisão de agrônomos da CAE e do Projeto Ligue os Pontos, o material vem sendo aplicado em produções de Parelheiros, trazendo benefícios tanto para os agricultores, quanto para o meio ambiente. Reduz os custos com o trabalho de roçagem, melhora a fertilidade do solo e dispensa o uso de agrotóxicos. Bem sucedida, a ideia pode ser replicada a outros agricultores da região.

Trata-se de mais uma ação de assessoria técnica prestada pelo Município aos agricultores da zona sul rural, com apoio do Ligue os Pontos. O projeto conta hoje com seis agrônomos com experiência na área, com o objetivo de atuarem junto aos agricultores, promovendo visitas às propriedades rurais, treinamentos de capacitação, orientação quanto à aplicação das leis incidentes na região e na atividade, e elaboração de projetos técnicos para investimento em propriedades agrícolas.

Atualmente, o Projeto atende 150 produtores rurais, independente do tipo de produção, com programas de estímulo à transição orgânica e boas práticas. Outra ação a ser desenvolvida pelo Município é a elaboração do Sistema de Gestão da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que possibilitará o registro e consolidação de informações obtidas dos agricultores atendidos, permitindo maior agilidade ao Município para compreender e propor atendimento diferenciado a cada um deles.

 

Projeto Ligue os Pontos

O Projeto Ligue os Pontos, vencedor do prêmio “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para cidades da América Latina e Caribe, busca contribuir para o desenvolvimento local da zona rural sul paulistana, colaborando para a proteção da área de mananciais e fortalecendo a cadeia de valor da agricultura e da alimentação. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o projeto busca mobilizar informações e soluções, facilitando a articulação e integração entre agentes, políticas públicas, cidadãos e oportunidades emergentes.

Clique aqui para saber mais




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. CELSO MASSON em disse:

    Parabéns pela iniciativa!
    A sustentabilidade depende de projetos inteligentes,aproveitando o que seria descartado.