04/04/2023

Prefeitura lança licitação para obras do Território Educador Jardim Lapenna

Melhorar a caminhabilidade, facilitando o acesso da população aos diversos equipamentos públicos, é objetivo da intervenção



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), publicou, no último dia 30, o edital para contratação das obras de requalificação urbana do Território Educador Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, zona leste da cidade. As intervenções propostas buscam garantir melhor caminhabilidade no bairro, facilitando o acesso aos diversos equipamentos públicos e sociais da região. A previsão é que os envelopes sejam abertos no dia 2 de maio. Acesse aqui o edital.

O plano de melhorias atende a uma demanda antiga da comunidade local e é resultado de um projeto de urbanismo social doado ao Município pelo Pacto Pelas Cidades Justas (Fundação Tide Setúbal, Instituto de Arquitetos do Brasil e Instituto BEI). Seu desenvolvimento foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), sendo agora a execução das obras de responsabilidade da SIURB.

Com um investimento estimado em R$ 21 milhões, até 369 mil pessoas devem ser beneficiadas pelas intervenções. Após serem contratadas, as obras irão se estender por seis meses.

As ações previstas irão melhorar a integração do bairro com o centro de São Miguel Paulista. O acesso ao Jardim Lapenna, realizado pela estação São Miguel da CPTM, também será facilitado.

O projeto tem como premissa a requalificação dos espaços públicos, como ruas e praças, dando prioridade ao transporte não motorizado e garantindo sempre a acessibilidade universal. Embora não sejam obras estruturantes, as ações previstas causam grande impacto na paisagem urbana, melhorando a qualidade de vida dos moradores do bairro.

As obras serão concentradas nas ruas Serra da Juruoca, Dr. Almiro dos Reis, Rafael Zimbardi, Pascoal Zimbardi Luiz do Couto e Serra do Salitre. As vias receberão nova rede de drenagem, nova pavimentação, requalificação das calçadas, canteiros permeáveis, sistema de iluminação, paisagismo e novo mobiliário urbano (bancos, mesas de piquenique, paraciclos, balizadores entre outros).

Um ponto a ser destacado nas obras do Jardim Lapenna é a requalificação das praças e largos existentes no bairro. A Praça do Mutirão (Rua Miguel Lazzari), maior e mais central espaço público da comunidade do Jardim Lapenna, terá até 1.600 m² de área construída, contará com uma quadra poliesportiva, novo mobiliário urbano, sistema de iluminação e equipamentos de ginástica para a terceira idade. Também serão requalificadas a Praça Erminda e os largos Beringan e Guariguaçu.

Em paralelo, a SIURB também trabalha nos estudos ambientais para as obras de requalificação do canal do Jardim Lapenna e do novo piscinão que irá conter às cheias no bairro.

 



Perspectiva ilustrada do Largo Berigan

 

Perspectiva ilustrada do Largo Guariguaçu

 

Perspectiva ilustrada da Praça do Mutirão

 

Perspectiva ilustrada da Praça Ermida

 

Imagens: Fundação Tide Setubal / Stuchi & Leite Projetos

 

 

Urbanismo social

As diretrizes da requalificação urbana no Jardim Lapenna surgiram no Plano de Bairro elaborado entre 2017 e 2019 pelo Fórum de Moradores do Jardim Lapenna, Fundação Tide Setúbal, Fundação Getúlio Vargas e lideranças comunitárias locais. Trata-se de um documento com propostas para melhorias do bairro.

Em abril de 2020, a Prefeitura de São Paulo assinou um Termo de Doação de metodologia, diagnóstico participativo e do próprio projeto de qualificação urbana para o Jardim Lapenna com três entidades: Fundação Tide Setúbal, Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo e Instituto BEI – representantes do Pacto Pelas Cidades Justas.

Com monitoramento do Munícipio, essas entidades desenvolveram a proposta de melhorias urbanas para o bairro, que agora serão executadas pela Prefeitura. Ela foi construída junto à comunidade local por meio de mais de 30 atividades participativas e considerou as características da região, como micromobilidade (calçadas, iluminação pública, ciclovias) e presença de áreas públicas e verdes.

Saiba mais no Portal Gestão Urbana

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *