Urbanismo Social – Jardim Lapenna

O projeto de caminhabilidade e requalificação de espaço público para o Jardim Lapenna, na zona leste da cidade, abrange as ruas Rafael Zimbardi, Almiro dos Reis, Serra da Juruoca, José Gory, Pascoal Zimbardi e Luiz do Couto. Neste perímetro há espaços públicos (Praça do Mutirão, Praça Erminda, Largo Berigan e Largo Guariguaçú), escolas (CEI Jardim Lapenna, CEI Lapenna, CEI Horebe e E.E. Prof. Pedro Moreira Matos), equipamentos sociais (Associação de Moradores, Galpão ZL e CCA Procedu) e a estação da CPTM São Miguel Paulista.  

Além de qualificar o trajeto entre esses pontos, a proposta define a implantação da Praça do Mutirão, importante área pública da comunidade do Jardim Lapenna, e a instalação de nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para o bairro pela Secretaria Municipal de Saúde.   

Em 2022, o Município e entidades parceiras da sociedade civil promoveram oficina pública com a comunidade local para aprimorar o projeto básico para a licitação de obras. 

A execução das obras do projeto de caminhabilidade do Jardim Lapenna é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SIURB) e tem custo previsto de R$ 21 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).