29/11/2021

Prefeitura lança licitação para reformar a esquina mais famosa da cidade: o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João

Objetivo é resgatar o cartão-postal do centro histórico da cidade com novas calçadas e esculturas; abertura dos envelopes com as propostas comerciais ocorre em 20 de dezembro



A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, lançou, neste sábado (27), licitação pública para a requalificação e valorização da esquina das Avenidas Ipiranga e São João, na região central da cidade. O objetivo é torná-la um novo ponto de visitação para moradores e turistas, resgatando a vocação do centro histórico.  

Reforma de calçadas, restauro de postes históricos, novas placas estilizadas de identificação das ruas são algumas das ações previstas. Confira a publicação do Edital no Diário Oficial

Para a requalificação da chamada Esquina Histórica, a SP-Urbanismo, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), desenvolveu uma proposta (que serve como referência para o Edital de Licitação) com o objetivo de qualificar a ocupação dos espaços públicos, fomentar o turismo e destacar o patrimônio histórico, cultural e artístico existente na região. 

As intervenções estão divididas em duas áreas: Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e a região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias, dos Timbiras e Avenida São João. 

Para a região da Avenida Ipiranga, o projeto prevê a reforma de calçadas com a troca de piso para maior segurança e acessibilidade ao pedestre. Os postes históricos de iluminação passarão por restauro e placas de identificação de rua serão substituídas por modelos estilizados e inspirados numa São Paulo antiga.   

O projeto propõe ainda para o local o ordenamento da fiação aérea e subterrânea, o recapeamento asfáltico e a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da história da esquina mais famosa da cidade. São eles: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais conhecidos como fotógrafo de lambe-lambe e jovem engraxate. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET).

Para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, será implantada uma praça.

A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e implantação de novas árvores estão previstas para as duas áreas alvos do projeto. 

 

Edital de Licitação 

As empresas interessadas em participar da licitação pública para a requalificação urbana da Esquina Histórica deverão apresentar suas propostas comerciais em 20 de dezembro, entre 9h e 10h, no 15º andar do Edifício Martinelli. O endereço é Rua São Bento, nº 405, Centro – São Paulo. 

A abertura dos envelopes ocorrerá a partir das 10h30. Será selecionada a empresa que oferecer o menor preço para a execução dos projetos e intervenções previstas. 

O valor estimado da contratação é de R$ 5.086.704,85, e o prazo para execução é de 180 dias. 

Clique aqui para conferir o Edital na íntegra 

 

Ruas Temáticas 

A requalificação urbanística da Esquina Histórica está inserida num plano mais amplo de requalificação do centro que prevê a implementação de ruas temáticas na cidade. Adensar e qualificar espaços públicos na região central, gerando mais oportunidades econômicas e sociais, são diretrizes da gestão. 

No mês de agosto, a Prefeitura assinou um Termo de Cooperação com a Federação de Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabras) para a implantação do Boulevard Brás. O projeto de intervenção urbanística, que será 100% custeado pela Fevabras com um investimento de cerca de R$ 15 milhões, consiste em transformar a Rua Tiers num calçadão exclusivo para pedestres com novo calçamento, paisagismo e aterramento da fiação pública. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *