06/11/2015

Projeto Centro Aberto é apresentado ao Conselho Municipal de Política Urbana

Na mesma reunião foram eleitos os representantes do Conselho em órgãos colegiados da Prefeitura.



Na manhã desta quinta-feira, dia 5 de novembro, aconteceu a 37ª reunião Ordinária do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), dessa vez para apresentar o projeto Centro Aberto, uma política promovida pela Prefeitura de São Paulo, de requalificação dos espaços públicos da área central, como a rede de espaços públicos, os calçadões e o Vale do Anhangabaú.

O projeto Centro Aberto não busca construir novos espaços, mas, sobretudo transformar as estruturas preexistentes, permitindo atividades de celebração. O projeto articula políticas do município voltadas aos espaços públicos – WiFi Livre SP e a renovação da iluminação pública, o incentivo à presença de artistas de rua e comida de rua, assim como a rede de bicicletas compartilhadas e a instalação de paraciclos – visando a ativação do espaço público por meio da renovação de suas formas de uso.

Para os calçadões, um projeto piloto será realizado na Rua Sete de Abril – área central da cidade – que consiste na remoção dos pavimentos existentes, construção de novo sistema de drenagem, organização e refazimento das redes subterrâneas, entre outras ações. O principal objetivo é criar meios de manter e expandir as atividades econômicas instaladas, especialmente nos setores ligados à educação, cultura, lazer e entretenimento e finalmente contribuir para reforçar a identidade do centro histórico de São Paulo, promovendo a valorização do contexto local e suas várias formas de uso.

Já o projeto desenvolvido ao Anhangabaú contempla o respeito à escala humana, o resgate de suas características históricas, a melhoria dos acessos, a ativação de suas fachadas, e a instalação de equipamentos de lazer e apoio. Para fortalecer sua característica de porta de acesso ao centro, o projeto do Vale qualifica as conexões com os meios de transporte público – metrô, ônibus; com os espaços culturais da cidade, museus, cinemas e teatros; além dos edifícios de escritório ao seu redor.

Durante o encontro os conselheiros definiram os procedimentos para a indicação de representantes titulares e suplentes da sociedade civil para outros dois órgãos colegiados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano: a Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) e a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU); além de elegerem representantes do CMPU nos seguintes órgãos colegiados: Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP), Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI), Conselho do Patrimônio Imobiliário do Município de São Paulo (CMPT) e Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).

Para saber mais sobre o CMPU, clique aqui.
Para acessar a apresentação, clique aqui.
Para saber quem foram membros eleitos acesso o extrato de reunião.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *