18/09/2019

Projeto Ligue os Pontos discute plataforma digital de conexão da cadeia de valor da agricultura e do alimento

Duas oficinas foram realizadas com objetivo de colher contribuições dos agricultores, sociedade civil e poder público para a sua construção



Neste mês de setembro, a equipe do Projeto Ligue os Pontos promoveu uma oficina, no auditório do terraço do Edifício Martinelli, para discutir a elaboração de uma plataforma digital que vai reunir informações e mapear atores da cidade ligados à cadeia de valor da agricultura e do alimento.

O evento contou com a participação de diversos representantes do poder público, conselhos municipais, entidades acadêmicas e de institutos relacionados à alimentação, que foram distribuídos em grupos, conforme a sua atuação: desenvolvimento rural, pesquisa e controle social de políticas públicas, segurança alimentar e comercialização.

Intermediado pela empresa Talking City, a oficina mobilizou os presentes a executar diversas atividades tendo em vista a construção da plataforma. Primeiro, os participantes foram convidados a elencar suas certezas, suposições e dúvidas. Em um segundo momento, eles informaram com quais atores se conectam atualmente, as principais dificuldades de sua atuação e como a plataforma poderia auxiliá-los. Houve ainda espaço para colocar a criatividade à prova, visto que foi  sugerido desenhar a página principal da plataforma, considerada como a mais adequada. Por fim, foi formada uma roda de conversa para apresentar e discutir as propostas levantadas por cada mesa.

O encontro realizado no último dia 9 não foi o primeiro que tratou da plataforma digital. Seu desenho conceitual começou a ser debatido em julho deste ano pela equipe do Projeto Ligue os Pontos. Desde então foram realizadas reuniões com diversos atores e organizações do poder público e da sociedade civil para debater a proposta. E no dia 3 deste mês foi promovida uma outra oficina, mas dessa vez com os agricultores, no Centro Paulus, em Parelheiros, zona sul da cidade. Na reunião foi apresentada a proposta a cerca de quinze agricultores, que expuseram suas opiniões, dúvidas e contribuições para o desenho da plataforma. A visibilização dos agricultores locais para a cidade de São Paulo, podendo oferecer mais oportunidades de comercialização, foi vista como um grande potencial. Foram também colocadas questões como a conectividade da região e a importância da continuidade da ação após o final do projeto.

A expectativa, após a avaliação das contribuições recebidas, é contratar o desenvolvimento da plataforma, a ser implementada em etapas: a primeira, uma versão mais enxuta, no final deste ano. A ideia é a inclusão gradativa de melhorias e novas funcionalidades, a partir da experiência de uso, até o final do projeto em junho de 2020.

Estão sendo definidas as informações que estarão presentes na plataforma. Não há dúvidas, no entanto, quanto aos motivos que fazem esse mapeamento necessário. São eles: invisibilidade dos produtores agrícolas da zona sul de São Paulo frente ao mercado consumidor e a falta de informação organizada e acessível, tanto sobre a zona rural – criada no Plano Diretor Estratégico de 2014 -, quanto sobre a cadeia da agricultura e do alimento.

 

Projeto Ligue os Pontos

O Projeto Ligue os Pontos, vencedor do prêmio “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para cidades da América Latina e Caribe, busca contribuir para o desenvolvimento local da zona rural sul paulistana, colaborando para a proteção da área de mananciais e fortalecendo a cadeia de valor da agricultura e da alimentação. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o projeto busca mobilizar informações e soluções, facilitando a articulação e integração entre agentes, políticas públicas, cidadãos e oportunidades emergentes.

Uma das frentes do Programa Ligue os Pontos é utilizar dados e tecnologia como ferramenta para fomentar inovações. E é justamente nesse campo que se insere a plataforma digital de conexão da cadeia de valor da agricultura e do alimento. Junto com ela estão outras duas iniciativas: a produção de um sistema informatizado para a ATER municipal (Assistência Técnica e Extensão Rural) e a disponibilização de informações oficiais georreferenciadas sobre a zona sul rural no Portal GeoSampa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *