27/03/2025

São Paulo recebe cidades de todo o país para discutir soluções inovadoras para as águas 

De 27 a 29 de março, o X Encontro InRede reunirá especialistas, gestores públicos e instituições de planejamento urbano para debater a gestão de recursos hídricos urbanos, com foco na resiliência climática, às vésperas da COP 30 no Brasil 



A cidade de São Paulo será palco do X Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE), que ocorre nos dias 27, 28 e 29 de março de 2025. Com apoio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento e da SP Urbanismo, o evento reunirá especialistas, gestores públicos e representantes de instituições de planejamento urbano de diversas regiões do país para debater soluções inovadoras para a gestão da água nas cidades.  

Com o tema “A Cidade e suas Águas”, a programação inclui palestras, debates e visitas técnicas, explorando estratégias para que os centros urbanos se reconectem com seus recursos hídricos. Em um contexto de crescente preocupação com as mudanças climáticas e às vésperas da COP 30 no Brasil, terá destaque a resiliência climática no planejamento das cidades.  

A escolha de São Paulo como sede do encontro reflete o compromisso da capital com a gestão sustentável da água, evidenciado por iniciativas como o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP). Inédito na cidade, o plano busca integrar políticas públicas voltadas ao transporte aquático, lazer, ecoturismo e educação ambiental, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável.  

A cerimônia de abertura será realizada na quinta-feira (27), no Salão Nobre do Theatro Municipal, e contará com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da Cônsul-Geral da Alemanha Sra. Martina Hackelberg, do presidente da InREDE Artur Bruno, da secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento Elisabete França, do presidente da SP Urbanismo Pedro Fernandes, da coordenadora de projetos da GIZ Brasil Cecília Martins e de Daniel Montandon, coordenador técnico do ONU-Habitat.  

Ainda no primeiro dia, especialistas participarão de mesas de debate sobre gestão da água em áreas urbanas e boas práticas de planejamento urbano sensíveis à água, apresentando experiências bem-sucedidas de cidades como Manaus, São Paulo, São Luís, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Santo André, Niterói e Recife. O dia também contará com a apresentação do projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)”,  implementado pelo Ministério das Cidades do Brasil e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.  

Na sexta-feira (28), as atividades seguem no Auditório da SP Urbanismo, no Edifício Martinelli, onde a InREDE detalhará sua atuação, seus objetivos, parcerias firmadas e oportunidades futuras.  

No último dia de evento, no sábado (29), o evento se encerra com uma visita técnica ao Cantinho do Céu, projeto de urbanização da Secretaria Executiva do Programa Mananciais. A iniciativa promove regularização fundiária e melhorias infraestruturais para comunidades ribeirinhas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência in loco, chegando ao local pelo Aquático-SP, serviço de transporte aquático que liga o Cantinho do Céu ao Parque Mar Paulista, no bairro Pedreira.  

 

Protagonismo das águas paulistanas  

Com 12,3 milhões de habitantes e tendo o Rio Tietê como seu rio principal, a cidade de São Paulo utilizava suas águas, até meados do século XX, para navegação, esportes e lazer. Nas últimas décadas, porém, o cenário mudou drasticamente. A degradação ambiental trouxe consequências como o assoreamento de rios e reservatórios, enchentes, estiagens severas e o acesso restrito à água.  Inédito na capital, o PlanHidro SP busca resgatar o papel de protagonismo das águas, beneficiando todo o município, e mais diretamente os cerca de 5,7 milhões de habitantes (quase metade da população paulistana) que moram a até 3 km dos corpos hídricos da cidade.     

 

  
Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede)   

Criada com o propósito de fortalecer a cultura do planejamento urbano e fomentar o diálogo entre institutos, a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede) busca promover a troca de conhecimentos e cooperação entre equipes gestoras e técnicas, garantindo um crescimento sustentável e integrado das cidades brasileiras.   

A iniciativa tem apoio institucional do Ministério das Cidades, do ONU-Habitat (Programa da ONU para Assentamentos Humanos) e do Projeto Cidade Presente (DUS). Este projeto resulta de uma cooperação entre o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e o Ministério das Cidades do Brasil, sendo implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), agência alemã especializada em desenvolvimento sustentável.

 

PROGRAMAÇÃO:

27/03/2025 – Quinta-feira
LOCAL: Praça Ramos de Azevedo – Theatro Municipal (Salão Nobre)

08h00
Credenciamento

09h00
Abertura Solene

10h30
MESA 1 – Abordagens da gestão da água em ambientes urbanos
SVMA| Fiocruz l CDHU | USP | UFABC

Moderadora:

Tamires Carla de Oliveira, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) Arquiteta e urbanista, especializada em “Legislativo, Território e Gestão Democrática da Cidade”. Ocupou diversos cargos na Prefeitura, onde está desde 2012.

Palestrantes

Alexandre Pessoa – Engenheiro Civil Sanitarista. Professor-pesquisador do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz. Doutor em Medicina Tropical pela Fiocruz.

Maria Teresa Diniz – Diretora de Projetos e Programas da CDHU e Consultora em Políticas Urbanas. Arquiteta e urbanista, mestre em Geografia, com ênfase em estudos ambientais. Anos de experiência no setor público em habitação de interesse social.

Leandro Giatti – Biólogo Professor associado no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Saúde Pública.Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (USP)

Melissa Graciosa – Engenheira Civil Professora da Universidade Federal do ABC, no curso de Engenharia Ambiental e Urbana e no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Mestre e Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Vice-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

12h30 – ALMOÇO

14h00
Apresentação do Projeto Cidade Presente sobre “Desenvolvimento urbano integrado para cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis”

14h30
MESA 02 – Boas práticas de urbanismo e planejamento urbano sensíveis à água Manaus | São Paulo| São Luís | Curitiba | Campo Grande

Moderadora: Raquel Schenkman – Presidente do IAB-SP. Arquiteta e Urbanista, com mestrado na área. Atua desde 2012 no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) de São Paulo e já foi presidente do CONPRESP.

Palestrantes:

Cidade 1 – Manaus – Carlos Alberto Valente Araujo – Diretor-Presidente do IMPLURB MANAUS Engenheiro Civil e Administrador de Empresas, pós-graduado em Gerenciamento e Planejamento da Construção; Saneamento Ambiental; MBA em Gerenciamento de Projetos de Engenharia e Arquitetura; MBA em Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental. Ex-Secretário de Desenvolvimento Urbano de Manaus – SEMDURB (2006-2008).

Cidade 2 – São Paulo – Maria Teresa Fedeli – Secretária Executiva do Programa Mananciais da SEHAB. Arquiteta e urbanista, com pós-graduação em “Habitação e Cidade”. Vasta experiência em Programas de Políticas Públicas voltados à Urbanização de bairros precários e Habitação de Interesse Social na Região Metropolitana de São Paulo.

Cidade 3 – São Luís – Cintia Maria de Aguiar Morais – Chefe da Assessoria Técnica do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural – INCID Arquiteta e Urbanista, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera São Luis e conselheira suplente do IAB-MA.

Cidade 4 – Curitiba – Daniela Tahira Munhoz da Rocha – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC Arquiteta e Urbanista, autora do livro Traços de Curitiba – 50 anos de Urbanismo, publicado em 2020.No IPPUC, integrou as equipes de planos e projetos de paisagismo, transporte e mobilidade, habitação e integração metropolitana.

Cidade 5 – Campo Grande – Berenice Maria Jacob Domingues – Diretora-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB) Advogada, pós-graduada em Gestão e Direito Ambiental e em Gerência de Cidades. Presidente Nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (2004-2005).

16h00 – Coffee Break

16h30
MESA 02 – Boas práticas de urbanismo e planejamento urbano sensíveis à água São Paulo | Fortaleza | Santo André | Niterói | Recife

Moderador: Rafael Barreto Castelo da Cruz – Diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo. Engenheiro Civil com Ênfase em Transporte, com especialização em Gestão Pública e em Gestão de Projetos. Mestre em Habitação e em Engenharia Civil, Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela EPUSP. Engenheiro efetivo na Prefeitura de São Paulo e Diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo.

Palestrantes:

Cidade 6 – São Paulo – Alexandre Delijaicov – Coordenador do Laboratório de Projeto – FAUUSP Arquiteto e urbanista, com mestrado e doutorado em temas relacionados à água. Professor do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e Coordenador do Laboratório de Projeto (LABPROJ FAU-USP).

Cidade 7 – Fortaleza – Larissa Menescal – Diretora Administrativa Financeira da InREDE Arquiteta e Planejadora Urbana, analista do Instituto de Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Fortaleza e professora de Planejamento Urbano.

Cidade 8 – Santo André – Rosimeire Cândida Bengevenga Clement – Departamento de Áreas Verdes de Santo André Arquiteta e Urbanista, atua há 34 anos na prefeitura de Santo André, co-autora do artigo “Renaturalização do Córrego G.E. e a Ressocialização das Águas da Cidade de Santo André” apresentado no 3º Congresso internacional de engenharia ambiental Porto Alegre/RS – 2024.

Cidade 9 – Niterói – Dionê Maria Marinho Castro – Coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável Geógrafa, trabalha há cerca de 45 anos como gestora pública nos órgãos ambientais do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo trabalho com equipes multidisciplinares e envolvendo a população de diferentes territórios.

Cidade 10 – Recife – Larissa Menezes – Gerente Geral de Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos sobre o Mercado Fundiário e Imobiliário (GEMFI/UFPE). Desenvolve pesquisas sobre temas como autenticidade, significância cultural, gestão da conservação urbana, habitação e mercado imobiliário em centros históricos.


28/03/2025 – Sexta-feira
LOCAL: Auditório da SP Urbanismo – Rua Líbero Badaró, 504 – 15° andar – Ed Martinelli 

08h30
Acolhimento

09h00
Atividades InREDE: Planejamento estratégico para 2025 Metas e Parcerias

10h00
Grupos de Trabalho COP30| ACT MCidades| PCVR

14h00
Informes e encaminhamentos InREDE

15h00
Parcerias e Oportunidades[a]

17h00
Avaliação, Falas institucionais de fechamento e Entrega do Foguete para a próxima cidade

18h30
Encerramento das atividades do dia


29/03/2025 – Sábado
LOCAL: Cantinho do Céu

08h30
Centro – Terminal Mar Paulista

09h30
Terminal Mar Paulista – Cantinho do Céu

10h00
Visita às obras de urbanização no Cantinho do Céu
Mentoria Teresa Fedeli, Secretária Executiva do Programa Mananciais

12h30 – ALMOÇO

14h30
Encerramento das atividades do dia