14/11/2018

Seminário internacional discute o PIU Setor Central

Realizado pela Universidade São Judas, evento busca analisar os processos de transformação territorial em desenvolvimento nas cidades latino-americanas



No próximo 23 de novembro, a partir das 9h, acontecerá o seminário internacional “Escalas de intervenção territorial: relações entre os PIU e os Planes Parciales”, promovido pela Universidade São Judas Tadeu – USJT no auditório principal do campus Mooca (Rua Taquari, 546 – Mooca), com a  presença de docentes da Universidad Pontifica Bolivariana – Medellín. Esse encontro contará com a participação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) , por meio da SP-Urbanismo, empresa pública de planejamento urbano ligada à pasta, para discutir aspectos do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central.

A proposta abrange a área da Operação Urbana Centro – criada em 1997 com o objetivo de requalificar essa região do Município –, além de trechos dos distritos da Consolação, Liberdade, Belém e Mooca, propondo aumento populacional nos distritos correspondentes, com incentivo à oferta de emprego e serviços na região; política exclusiva para moradores em situação de rua e qualificação de moradia; melhorias de mobilidade e acessibilidade; preservação de imóveis de interesse históricos; fortalecimento dos polos econômicos e qualificação dos espaços públicos, acrescentando áreas verdes e novos mobiliários. Os Planes Parciales de Medellín (Colômbia), que  também serão abordados nesse seminário, são instrumentos de planejamento de escala intermediária sobre o qual se desenha a relação entre os espaços públicos e privados, possibilitando a aplicação de instrumentos de gestão e implantação consorciada.  

Aberto ao público, o seminário tem como objetivo proporcionar uma visão crítica sobre os processos de transformação territorial em desenvolvimento nas cidades latino-americanas, avaliando e comparando as diferentes escalas de projetos, no caso, São Paulo e Medellín.

O seminário terá abertura do presidente da SP-Urbanismo, arquiteto José Armênio de Brito Cruz, e Paula Dardes, coordenadora do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da USJT. O PIU Setor Central será apresentado por Leonardo Amaral Castro, diretor de Desenvolvimento da SP Urbanismo, e arquiteta Rita Gonçalves, coordenadora do Projeto. Os Planes Parcialles de Medelín serão discutidos pelo Prof. Dr. Juan Carlos Garcia Bocanegra, da Universidad Pontifica Bolivariana – Medellín. Após as apresentações,  haverá debates com a participação de alunos e professores da Universidade São Judas.

 

Confira a programação completa abaixo:

9h00 – Abertura

Profa. Dr. Paula Dardes – Coordenadora do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da USJT

José Armênio de Brito Cruz – presidência da SP-Urbanismo

 

9h20 – Apresentação do PIU Setor Central – São Paulo

Leonardo Amaral Castro – Diretor de Desenvolvimento SP-Urbanismo

Rita Gonçalves – Coordenadora do PIU Setor Central SP-Urbanismo

 

10h00 – Apresentação dos Planes Parciales – Medellín

Prof. Dr. Juan Carlos Garcia Bocanegra – Universidad Pontifica Bolivariana – Medellín

 

10h40 – Debate

Prof. Dr. Adilson Costa Macedo – Arquitetura e Urbanismo USJT

Profa. Dra. Eneida de Almeida – Arquitetura e Urbanismo USJT

Prof. Dr. Fernando Bruno – Direito USJT

 

Mediação

Prof. Msc Gustavo Partezani




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Arlindo Amaro dos Santos em disse:

    Após a Criação do Estatuto das Cidades/2001 e PDE se vem discutindo as Operações e Intervenções Urbanas, ou seja, a 20 anos e poucas foram implantadas OP. Faria Lima e Aguas Espraiadas paralisadas. As intervenções na Área Central, Pque. D.Pedro II, Luz, Braz, requererem ações imediatas de recuperação/Revitalização com propostas de Articulações com Metrô, Trem e corredores de Ônibus. Creio que para melhor agilizar os Prefeitos Regionais já deveriam ter Apresentados seus Planos de Bairros em consonância com os P. de Metas para poderem ser inseridos na Lei Orçamentaria de 2019, que devem estar em estudo na CMSP – Com os P. Setorias e Bairros em vigência daria melhor visibilidade da Situação real das Áreas de possível Implantações das ações. A Consulta Social e Fundamental para a Realização de um Projeto de Planejamento eficiente para nossa São Paulo. Tais eventos e Seminários deveriam ter maior Publicidade. Assim penso. Vamos fazer acontecer1