Minhocão – Espaço de Lazer

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) implementou, em maio de 2021, áreas de descanso com bancos e tablados no Elevado João Goulart (Minhocão) para atender com mais segurança e conforto o público que acessa a via aos finais de semana e feriados e no período noturno em dias úteis.

As ações se somaram a outras desenvolvidas anteriormente, como novos acessos e gradis de segurança, além de unidades do Programa Centro Aberto localizadas na parte inferior do Elevado.

Ocupar de forma democrática os espaços públicos é uma das prioridades do governo municipal. A Prefeitura entende que a crise sanitária levou a uma maior valorização dos espaços de convivência ao ar livre por parte da população e tem atuado para dar uma resposta à altura dos desafios e necessidades da cidade.

 

Mobiliário tático

Marcelo Pereira / SECOM

Desde maio de 2021, a Prefeitura de São Paulo instala bancos e tablados no Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) aos finais de semana e feriados, quando a via está fechada ao tráfego de veículos.

As primeiras estações de descanso foram instaladas, em maio de 2021, nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e Marechal Deodoro. 

Em dezembro do mesmo ano, duas novas áreas foram implantadas na via acima da Avenida Pacaembu e da Rua General Jardim. A novidade foi acompanhada por pintura lúdica nos canteiros centrais e laterais da via para ajudar os frequentadores do Minhocão a se localizarem.

A iniciativa segue o conceito de urbanismo tático, que busca fazer com que a população se aproprie de determinados espaços urbanos a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo. O método já foi aplicado com sucesso em diversos locais do mundo, como Dinamarca, França, Espanha (Barcelona), Colômbia (Bogotá) e em Nova Iorque, por exemplo, na Times Square.

 

Horários de funcionamento

Secretaria de Comunicação (SECOM)

O Minhocão funciona como espaço de lazer de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 22h. 

O uso do Elevado por pedestres e ciclistas ficou suspenso durante a crise sanitária no Município.

O Minhocão começou a ser liberado para a prática de atividades físicas, durante o período de interrupção do tráfego de veículos, em março de 2018.

 

Centro Aberto

Secretaria de Comunicação (SECOM)

Por apresentarem áreas movimentadas e com poucas opções de assentos, lazer e possibilidades de transformação, a Praça Marechal Deodoro e o Terminal Amaral Gurgel – situados na parte inferior do Elevado – receberam, no final de 2020, unidades do Programa Centro Aberto. Ele proporciona espaços de convivência com bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica.

 

Acesso e Segurança

Secretaria de Comunicação (SECOM)

Para conectar os espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e Marechal Deodoro ao tabuleiro (parte de cima) do Elevado, a Prefeitura concluiu a instalação, em abril de 2021, de dois acessos para pedestres no Minhocão. Também foram implantados, em maio, gradis de segurança e portões de controle de acesso na parte de cima do Elevado para garantir a segurança dos frequentadores.