Urbanismo Social

Projeto de Urbanismo Social para o Jardim Lapenna

O Urbanismo Social é uma estratégia de intervenção urbana e política pública que tem como principal diretriz o desenvolvimento local de regiões de alta vulnerabilidade social a partir do direcionamento de políticas intersetoriais de gestão participativa e compartilhada construídas pelo poder público em parceria com entidades da sociedade civil e a população. Os projetos de intervenção são únicos, elaborados para atender as necessidades particulares diagnosticadas em cada território. 

Na Prefeitura de São Paulo, o Urbanismo Social integra uma ação intersecretarial sob a coordenação técnica da SMUL e institucional da Secretaria de Governo (SGM), sendo que as secretarias da Educação (SME), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Habitação (SEHAB), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Mobilidade e Trânsito (SMT) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) também fazem parte da iniciativa. 

Implantar dez projetos de Urbanismo Social é a Meta 42 do Programa de Metas 2021-2024.

 

Princípios do Urbanismo Social

-Priorizar investimentos em áreas de alta vulnerabilidade;

-Articular territorialmente as ações públicas e da sociedade civil;

-Incluir a comunidade em todas as fases do processo;

-Implementar modelo de governança integrada e compartilhada na escala local;

-Avaliar e monitorar impactos das políticas públicas

Portanto, a implementação de projetos de Urbanismo Social passam pela construção de um Programa Social e um Plano Urbano Integrados, um projeto de intervenção no espaço público e o monitoramento de indicadores de resultados. 

Para o projeto piloto de Urbanismo Social, a Prefeitura de São Paulo escolheu a comunidade do Jardim Lapenna, na zona leste da cidade. Em conjunto com a sociedade foi construído um Plano Urbano e Programa Social Integrado com 58 ações propostas para o território nas áreas de infraestrutura urbana, educação, saúde, cultura, desenvolvimento econômico, mobilidade e habitação.

 

Territórios Educadores e Territórios CEU

Uma das ações da Prefeitura de São Paulo no âmbito do Urbanismo Social são os Territórios CEU e Territórios Educadores. Ambas intervenções buscam qualificar o entorno de equipamentos públicos e educacionais, promover a segurança viária nas rotas percorridas a pé, incentivar a micro mobilidade e promover o uso e a apropriação de espaços públicos. A diferença entre eles é o núcleo propagador das intervenções urbanísticas.

Enquanto no primeiro caso as melhorias são feitas no entorno de um Centro de Educação Unificado (CEU), nos Territórios Educadores um conjunto de escolas são o ponto de partida das melhorias, com foco na primeira infância, intervindo nos percursos percorridos pelas crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e motor.

Nos Territórios Educadores e CEU as intervenções têm o objetivo de transformar a experiência de pais, cuidadores, crianças, adolescentes e de toda a comunidade que vive e circula pela área de intervenção. Para isso, são implementadas medidas como: reorganização do sistema viário para oferecer melhores condições de trânsito e segurança aos pedestres, implantação de ciclovias e ciclofaixas, reforma e ampliação de calçadas, melhorias de iluminação pública, arborização e instalação de mobiliários urbanos, como bancos e playgrounds.

São intervenções previstas para os Territórios CEU e Educadores:

-Segurança viária;

-Requalificação de calçadas;

-Acessibilidade;

-Iluminação pública;

-Mobiliário urbano;

-Paisagismo e Vegetação;

-Trilhas e estações educadoras;

-Espaços lúdicos

A primeira experiência de Território Educador ocorreu em novembro de 2018, com um projeto piloto no distrito de Campo Limpo, zona sul da cidade. Foram feitas intervenções nos muros e nas calçadas, por meio de pinturas lúdicas e figurativas, visando à interação do público da primeira infância e seus cuidadores. O objetivo foi qualificar os trajetos mais realizados entre os equipamentos de ensino e as casas dos alunos.  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é imagem_03.pngProjeto Piloto de Território Educador em Campo Limpo