26/11/2015

Conheça o Projeto de Requalificação e Reurbanização do Vale do Anhangabaú

Aberta ao público, a apresentação será na próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, às 18h. Participe!



anhangabaú_gestãoA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SP Urbanismo convidam todos para a apresentação pública do projeto de requalificação e reurbanização do Vale do Anhangabaú. O evento será realizado no dia 1º de dezembro, às 18h, na Uninove Vergueiro.

O projeto é resultado de um Diálogo Aberto entre a Prefeitura e os paulistanos, que foi iniciado em 2013 e teve como pauta a requalificação do Centro. Além do projeto para o Vale do Anhangabaú, o processo participativo resultou também na implantação do Centro Aberto, que contou com a aprovação de mais de 90% dos usuários.

Para o Anhangabaú, além da renovação da infraestrutura, o objetivo é também promover mudanças nas formas de uso e gestão do espaço. Para isso, foi desenvolvido um projeto que contempla o respeito à escala humana, o resgate de características históricas, a melhoria dos acessos, a ativação de fachadas e a instalação de equipamentos de lazer e apoio.

A infraestrutura do Vale foi pensada para garantir a acessibilidade e conforto a todos os usuários a partir da qualificação da arborização, melhoria da iluminação, racionalização do sistema de energia e telecomunicações para o desenvolvimento das atividades, eficiência do sistema de drenagem e reaproveitamento da água.

A requalificação do Vale do Anhangabaú faz parte da meta 72 da Prefeitura, que propõe a requalificação da infraestrutura e dos espaços públicos do Centro.

Para saber mais sobre o projeto de requalificação do Vale do Anhangabaú, clique aqui.

Serviço:
Evento: Apresentação do projeto de requalificação e reurbanização do Vale do Anhangabaú
Data: 1º de dezembro de 2015
Horário: 18h
Local: Uninove Vergueiro – Rua Vergueiro, 235/249, Liberdade, São Paulo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Carlos José da Silva em disse:

    É,de fundamental importância a participação da sociedade para um bem estar da cidade,como de qualquer espaço urbano na região de São Paulo.
    Também a sua colaboração nos bairros mais afastados para que possamos assim,vivenciar uma harmonia culatral,social,paisagística em todo seu entorno,pois dessa maneira muda se a concepção do homem x natureza.

  2. Joaquim vieira de Sousa em disse:

    Acho muito Boa a ideia de reformar o vale.fica mais bonito esteticamente.limpo e organizado.

  3. Eliane Langer em disse:

    Há muito mais o q fazer do q gastar 200 milhões nessa reforma, a ser feita por estrangeiros. Não tem dinheiro, mas pra isso tem? E as áreas verdes? E o Parque Augusta?

  4. ANA DULC E PITAN MARASCHIN em disse:

    A reforma do A|nhangabaú é o maior absurdo,jogada de dinheiro fora !!!O ANHANGABAÚ,SEGUNDO ESPECIALISTAS,SÓ NECESSITA DE MANUTENÇÃO !!!!!

    • Silvio de Souza em disse:

      Concordo Plenamente !!!
      Com esta “Prefeitura” que temos neste momento, só podemos imaginar que qualquer obra deve esta “super faturada” para se redistribuir a “cota” aos “CUMPANHEIROS”.
      Chega de Bandalheira !!!!

  5. JOSE MAURO PORTELA em disse:

    A minha crítica ao projeto é que temos na periferia da Cidade problemas mais importantes para serem tratadas. Entretanto, se o projeto for levado à frente acho que ele esconde dois problemas sérios que temos hoje:
    1. As condições do acesso dos usuários ao transporte coletivo onde se encontra uma plataforma sob o Vale do Anhangabaú é são precárias e perigosas.
    2. O usuário do transporte coletivo da Avenida 23 de Maio, sentido centro, para acessar a Estação metroviária do Anhangabaú, transita em calçada estreita e insuficiente, correndo risco de ser atropelado principalmente no pico da tarde.
    Face ao exposto, como já foi dito, para garantir a acessibilidade e conforto a todos os usuários, sugiro estudos no sentido de se verificar a possibilidade de viabilizar a construção de viários e plataformas exclusivas para ônibus (e também acessos aos prédios) no nível do Vale do Anhangabaú através das ruas Anhangabaú e Formosa.
    OBS. Esta opinião e as sugestões são pessoais e pode não refletir a opinião do poder público.

  6. Rogerio Belda em disse:

    O projeto existente tem méritos embora esteja condicionado pelas condições da época. A cidade evolui e é importante uma reavaaliaçãao, especialmente quanto a acessibilidade peatonal entre as margens do Vale e, também,pelo fato do local ter se tornado, também, uma praça de eventos.O acesso entre o atual terminal central de linhas de ônibus existente e a estação do metrô também merece uma reavaliação. Rogerio Belda
    P.S. Há instalações existente de paradas para ônibus no tunel (inaproveitadas)que merecem reavaliação, para: a)Total reformulação com garantia de habitabilidade nas paradas previstas; b)manutenção de inatividade das paradas, porém mantendo a atual possibilidade de paradas eventuais em um dos sentidos; c)eliminação total das paradas com destinação do espaço existente a outras finalidades.

  7. Ana Silva em disse:

    Requalificar o centro é como fazer renascer a cidade do seu começo e a partir disso tentar expandir só idéias assim!
    Somente sugeriria que na parte onde está o projeto tivessem mais desenhos palpáveis, como croquis a mão para maior compreensão da população.

  8. Robson Pereira em disse:

    Acho muito importante a modernização do vale do anhagabau, mas também acho necessário essa modernização e reforma nos parques e jardins dos bairros da periferia, principalmente em Guaianazes que é o bairro onde moro.

  9. Antonio Santos em disse:

    Precisamos de mais espaços verdes! Onde estão as árvores!
    Esse projeto é “para gringo ver”!
    Absurdo. Vocês não pensam na população.
    Parque Augusta Já!
    Parque dos Búfalos Já!

  10. Victor Alvares em disse:

    Acho essa idéia da reurbanização muito boa, o vale é um lugar muito bonito para ficar largado e sujo, uma idéia é implantar ciclovias e pistas de cooper/caminhadas por ser um lugar plano.

  11. Arnaldo de Melo em disse:

    Essa reforma do Anhangabaú pretendida como “requalificação” evidencia o que conhecemos já de velho quanto ao “cuidado” dos espaços públicos da cidade: deixar tudo cair de podre para, então, justificar altos investimentos e, no mais das vezes, privilegiando empresas através de chamamento para editais afins. Não há e nunca houve conservação permanente do Vale à altura do minimamente necessário. Prova disso é o estado de abandono do banheiro público localizado no Vale, dos lagos em seu entorno, do calçamento e dos jardins inaugurados na gestão de Luiza Erundina.
    Tal como na Praça Roosevelt e outras do centro, o Vale não conta com equipe de funcionários da Prefeitura para sequer molhar uma muda de árvore plantada. Reparem que as praças da cidade não possuem sequer uma torneira onde um funcionário possa plugar uma mangueira para aguar os jardins: em tempos de estiagem tudo quase morre e aguarda as chuvas de verão para ressurgir de forma precária e muito aquém do que foi plantado. No mais das vezes, os espelhos d’água se transformam em poças de águas turvas ótimas como criadouros de insetos transmissores de doenças. A população em situação de rua faz “casinha” em todo canto, obviamente porque não devidamente assistida pelos subsequentes governos. Daí o sentimento que temos de que nenhuma “requalificação” como essa merece o nosso aval.
    Em suma, seria necessária a real qualificação das próprias secretarias municipais envolvidas na conservação dos nossos espaços públicos, pois a adequação às funções e a estética dos espaços públicos deveriam ter essa retaguarda técnica e profissional menos atabalhoada e inoperante. Especialmente nas áreas centrais, onde o afluxo da população se faz com maior intensidade, a conservação dos espaços deveria acompanhar o mesmo ritmo.

  12. Paulo Oliveira em disse:

    Requalificação do Anhangabaú? É melhor voltar as vias de trânsito como era antigamente, porque o atual modelo (finalizado na prefeitura da ‘cumpanhera’ Erundina) apenas está atraíndo drogados e traficantes. E neste projeto de qualificação também entra a segurança? É… porque… não dá pra andar sem medo nesse lugar.

    Outra sugestão? Que tal também acabar com a cracolândia? A Estação Sorocabana é tão bela, mas cercada também por marginais e traficantes.

  13. CON em disse:

    HATERS GONNA HATE! Pessoal do ódio já está descabelado com mais essa… Inacreditáveis estes comentários odiosos.
    Quem propaga ódio atrai o ódio e será odiado por consequência. Efeito atração, bumerangue neles!
    Senta e chora galera reaça que acha que é dinheiro jogado fora.
    Claro que existem mil outras coisas pra fazer, mas o VALE é importante para a cidade e está abandonado.
    Reativar e reviver estas áreas é prioridade para quem pensa o mínimo nas pessoas e na convivência e relação destas com a cidade.
    Para quem tem MEDO de andar de por ali, por favor fica em casa.

  14. Qta coisa em SP para se preocuparem com o ANHANGABAU!?!? Absurdo pra embolsarem parte destes 200 milhoes, com certeza não custa nem 1/3 disto! Tomara que haja um lav qquer coisa pra ver a gestão KASSAB/HADDAD, pra descobrir o “ralo” da nossa rica cidade. OBRAS DE CANALIZAÇÕES DE CORREGOS, ASFALTO NA PERIFERIA, CASAS POPULARES, AJUDA AO GOVERNO ESTADUAL PRA AGILIZAÇÃO DOS METROS EM CONSTRUÇÕES, mELHORIA DAS VIAS PUBLICAS FAZENDO NOVOS ASFALTOS. MELHORIA NA SAUDE EM GERAL, COLOCAR PROFESSORES DE NIVEL NAS FACULDADES DOS CEUS, pq é uma enganação total na maior cara de pau do PT pq colocar seus correligionarios para darem aulas inescrupulosamente. ACABAR COM A BANDALHERIA DE INVASÃO E ESCOLAS POR CONTRATADOS DA PREFEITURA, UM VEXAME SEM TAMANHO.
    PRA DENEGRIR A IMAGEM DO ESTADO QUE AGUENTA TUDO SOZINHO – SEM PARTICIPAÇÃO DA PMSP, A gente só ve absurdo nesta gestão.

    SÓ DECEPÇÃO. HÁ DE PERDER A ELEIÇÃO FRAGOROSAMENTE. ABAIXO ESTE PREFEITO QUE SÓ VISA LUCRO NA SECRETARIA DOS TRANSPORTANTE…
    QTOS MILHOES J´DESAGUOU NAS CCS DO PT!?!?!

  15. Richard Poli Soares em disse:

    Caro(a) Senhor(a):

    Boa tarde.

    Solicito, se possível, o material utilizado na apresentção do Projeto.

    Grato,

    Richard

    • Boa tarde, Richard. Aqui no portal Gestão Urbana, no menu “Projetos Urbanos” > “Vale do Anhangabaú”, é possível obter mais informações sobre o Projeto.