27/12/2016
Custos de transporte da SMDU reduzem em quase 50% com a contratação de aplicativo de táxi
A substituição do modelo de locação de veículos com motorista por um aplicativo de táxi gerou uma economia de mais de 30 mil reais neste ano
A substituição do tradicional modelo de locação de veículos com motorista por um contrato com um aplicativo de táxi permitiu que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) economizasse aproximadamente 49,5% em 2016 para o transporte de servidores.
O levantamento da secretaria comparou o período de 17 de março a 31 de agosto nos anos de 2015 e 2016. Isso ocorreu, pois o acordo com o aplicativo de táxi teve início em março deste ano e o contrato de frota foi encerrado em 14 de setembro do ano passado.
Em 2015, foram gastos mais de 67 mil reais com o antigo contrato de frota. Já neste ano, os custos ficaram acima dos 33 mil reais, ou seja, uma economia de mais de R$ 33 mil.
A mudança permitiu também maior transparência no uso e gestão do serviço a partir de acesso a dados como o mapeamento de percursos, tempo e velocidade média de deslocamentos.
Outras informações
O serviço de táxi deu suporte para diversos processos participativos, como a 7ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo, suas 32 conferências regionais e a Plenária de Segmentos.
Com o sucesso, o modelo começou a ser testado e adotado por outras secretarias, além de resultar em um estudo complexo realizado pela Secretaria Municipal de Gestão.