08/09/2019
Entenda como funciona o Conselho Municipal de Política Urbana. Eleição acontece neste mês de setembro
Composto por sociedade civil e poder público, CMPU debate política de desenvolvimento urbano do Município. Eleição de representantes de movimentos de moradia ocorre em 22 de setembro
Você sabia que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) possui comissões, compostas por poder público e sociedade civil, que debatem políticas públicas para o desenvolvimento da cidade?
São os chamados órgãos colegiados, estabelecidos pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014 como garantia de participação social. Por esses grupos passam projetos urbanos muito relevantes para o munícipio, como por exemplo, a proposta de construção do Parque Minhocão, a requalificação dos calçadões da região central e o Projeto de Intervenção Urbana Arco Pinheiros.
A SMDU possui cinco órgãos colegiados. Entre eles, o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), que tem como objetivos acompanhar a execução da Política de Desenvolvimento Urbano do Município, discutir e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico, e debater diretrizes para as áreas públicas municipais. Clique aqui para conhecer os demais conselhos da Pasta.
Essa Comissão é composta por 60 Conselheiros titulares e respectivos suplentes, sendo 26 representantes do Poder Público e 34 da população – organizados por segmentos –, com direito a voz e voto. Detalhadamente, a sociedade é representada por doze membros advindos de conselhos, como Conselho Participativo Municipal, Conselho Municipal de Habitação (CMH) e Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), e 22 pessoas de diversos segmentos escolhidas a partir de eleição, que acontece a cada dois anos. Confira abaixo como as vagas são divididas:
Eleição para o Biênio 2019-2021 ocorre neste mês
No dia 22 de setembro, entre 9h e 17h, acontece em cada uma das 32 subprefeituras da cidade a eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (Biênio 2019-2021).
Para os segmentos Associações de Bairro, Setor Empresarial, Entidades Acadêmicas e de Pesquisa, Movimentos Ambientalistas, Entidades Profissionais e Organizações Não Governamentais não haverá eleição por falta de concorrência entre as vagas. Já no caso dos segmentos Entidades Sindicais, Movimentos de Mobilidade Urbana, Movimento Cultural e Entidades Religiosas, pela ausência ou indeferimento das inscrições.
Dessa forma, apenas um segmento poderá ser votado, o de Movimentos de Moradia. São quatro vagas disponíveis, que serão disputadas por duas chapas: Chapa Democracia e Luta e Chapa Moradia e Cidade. O munícipe terá direito a somente um voto, que deve ser direcionado a alguma das chapas.
A Chapa Democracia e Luta é representada pelo número 11 e formada pelas entidades “Fórum dos Mutirões de São Paulo” e “Central de Inclusão aos Programas de Moradias Populares do Estado de São Paulo – CIPROMP-SP” (titular e suplente, respectivamente), além da entidade Associação de Moradores do Jardim Manacá da Serra (titular).
Já a Chapa Moradia e Cidade é representada pelo número 12 e composta pelas entidades Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – Leste 1 – MST Leste 1 (titular e suplente), Associação dos Trabalhadores Sem Terra da Zona Oeste” e “Movimento Defesa do Favelado – Região Episcopal Belém” (titular e suplente), “Associação Amigos do Jardim Ipanema” (titular e suplente), e “Unificação das Lutas de Cortiços e Moradia” e “Movimento Habitacional e Ação Social – MOHAS” (titular e suplente).
Para conferir o local, correspondente à subprefeitura onde sua zona eleitoral se encontra, é simples. Basta acessar o site e informar o número de seu título de eleitor. Os eleitores votarão mediante a apresentação de documento oficial de identificação original com foto, acompanhado do título de eleitor (ou do número do mesmo).
Bom dia,
Como faço para participar do Conselho no segmento de Associações de Bairros??
Bom dia, Olinda. Por meio de eleições, que acontecem a cada dois anos. A próxima eleição da CMPU será realizada em 2021.