31/07/2025
GeoSampa ganha camadas sobre diagnóstico socioambiental de São Paulo
Cidadão terá acesso a informações colhidas como riscos socioambientais, riscos sanitários e potencialidades dos territórios da cidade
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza no Portal GeoSampa novas camadas que apresentam o Diagnóstico Socioambiental dos territórios da cidade. A iniciativa traz informações importantes para a população e gestores sobre os riscos e potencialidades socioambientais presentes nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As novas camadas mostram, de forma detalhada, os riscos socioambientais identificados, como nascentes obstruídas, ruas não pavimentadas e riscos sanitários relacionados à presença de vetores de doenças, como roedores e baratas. Por outro lado, também destacam as potencialidades locais, como hortas comunitárias, catadores autônomos e nascentes limpas. Esses dados são fundamentais para compreender os determinantes socioambientais que influenciam o processo saúde-doença na cidade.
O Diagnóstico Socioambiental consiste na coleta e sistematização dos dados feita pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, sob a coordenação dos Agentes de Promoção Ambiental (APA) e dos Gestores Locais do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). O trabalho combina dados primários, coletados em campo, e dados secundários de bases já existentes, organizados por território de cada UBS.
Para garantir que as informações estejam sempre atualizadas e reflitam as mudanças nos territórios, as camadas do Diagnóstico Socioambiental serão renovadas anualmente pelas equipes responsáveis.
Como acessar as camadas no GeoSampa?
Para acessar as informações, o munícipe deve entrar no site do GeoSampa, abrir o menu de camadas, selecionar “Equipamentos” e depois o subgrupo “Saúde”. Ao clicar em uma região do mapa, as opções “Diagnóstico Socioambiental – Riscos” e “Diagnóstico Socioambiental – Potencialidades” serão habilitadas. Basta ativar as camadas e clicar nos ícones no mapa para visualizar os detalhes.
O GeoSampa
O GeoSampa é a maior plataforma de dados georreferenciados do Brasil, coordenada pela SMUL. Reúne centenas de camadas que permitem localizar equipamentos públicos como bibliotecas, museus, teatros, unidades de saúde e terminais de ônibus, além de consultar áreas de rodízio municipal, zonas de risco geológico e fotos aéreas históricas e atuais.