26/03/2025

Prefeitura de São Paulo cria grupo de trabalho para padronizar mobiliários urbanos na capital

Grupo também vai dar diretrizes para o II Concurso Nacional de Elementos de Mobiliário Urbano, que deve ser lançado ainda neste semestre



Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de São Paulo criou um grupo de trabalho intersecretarial para elaborar um portfólio com soluções de mobiliário e elementos urbanos a serem implantados na cidade, com diretrizes para sua utilização, a fim de estabelecer uma identidade visual para os espaços públicos. O objetivo é promover uma abordagem mais integrada para o planejamento da cidade. Acesse aqui a portaria.

O mobiliário urbano engloba equipamentos e estruturas instaladas em espaços públicos, como ruas, praças e parques. São exemplos bancos, lixeiras, pontos de ônibus, floreiras e sanitários. Através dessas intervenções, a Prefeitura busca melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo segurança, conforto e acessibilidade. 

O grupo será coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Secretaria Municipal das Subprefeituras e São Paulo Urbanismo. Também contará com a participação das secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente, Trânsito e Mobilidade, Infraestrutura e Obras e Pessoa com Deficiência, além de órgãos como SP Obras, CET e SP Regula. 

Outra função do grupo será a de definir diretrizes para a segunda edição do Concurso Nacional de Elementos de Mobiliário Urbano, organizado pela SP Urbanismo em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento. O concurso irá incentivar arquitetos e urbanistas a desenvolverem projetos inovadores de novos mobiliários urbanos para espaços públicos da capital. O edital está em fase de elaboração, e o lançamento está previsto para o primeiro semestre.