18/09/2019
Prefeitura realiza encontros com agricultores para apresentar o cadastro rural
Produtores puderam conhecer melhor o projeto Ligue os Pontos e a dinâmica do território do extremo sul, que representa quase 24% do total da cidade
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio do Projeto Ligue os Pontos, realizou no mês de agosto uma série de seis encontros com agricultores da zona sul rural de São Paulo para apresentar os resultados do cadastro de unidades de produção agropecuária da região. Os encontros reuniram agricultores de diversos bairros da subprefeitura de Parelheiros, como Parque Florestal, Barragem, Marsilac, Gramado, Ponte Alta e Bororé.
Além dos resultados do cadastramento rural, foram apresentadas as próximas ações previstas do projeto Ligue os Pontos, em parceria com a Casa de Agricultura Ecológica de Parelheiros (CAE) e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA). Durante as apresentações a equipe do projeto apresentou as principais frentes de ações previstas para os próximos meses.
Uma delas está relacionada ao empreendedorismo. A meta é que 400 pessoas participem de oficinas de empreendedorismo ofertadas pela Ade Sampa, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). A ação já está em andamento e prevê que 20 projetos sejam pré-acelerados e, ao final, 6 projetos sejam acelerados com o incentivo de mentoria individualizada no valor de 35 mil reais.
Também existe uma ação específica para a sistematização de dados sobre a zona rural sul de São Paulo. Neste sentido, está sendo contratado um mapeamento temático da Zona Rural Sul da cidade. Basicamente, serão produzidos mapas específicos, que mostrarão, por exemplo, o uso do solo, identificando se determinada área é uma mata, um pasto, produção agrícola ou mineração, e para quais territórios a produção agrícola pode se expandir. Os arquivos serão disponibilizados no Portal GeoSampa, mapa digital da cidade.
Também será realizado o cadastro dos agricultores guarani da Terra Indígena Tenondé Porã, que, além de integrar o banco de dados da Prefeitura, subsidiará possíveis ações da Prefeitura no local, pactuadas com as lideranças.
Inédito na capital paulista, o cadastramento dos produtores foi realizado no primeiro semestre deste ano, pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), instituição contratada pelo Projeto Ligue os Pontos. O objetivo foi conhecer a realidade da produção agropecuária daquela região de São Paulo e, a partir dos dados coletados, orientar, de forma mais efetiva, o planejamento de políticas públicas que visem à inclusão social, melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental local.
O Projeto Ligue os Pontos, vencedor do prêmio “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para cidades da América Latina e Caribe, busca contribuir para o desenvolvimento local da zona rural sul paulistana, colaborando para a proteção da área de mananciais e fortalecendo a cadeia de valor da agricultura e da alimentação. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o projeto conta com parcerias estratégicas das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, das Sub-Prefeituras e do Verde e Meio Ambiente, busca ainda ser agente mobilizador de informações e soluções, facilitando a articulação e integração entre agentes, políticas públicas, cidadãos e oportunidades emergentes.
Prezad@s,
Fico muito feliz com essa iniciativa do ligue os Pontos, que na verdade não é assim tão inédita. Foi feito em 2001, por iniciativa do grande colega Arq. José Álvaro Teixeira COELHO e com a imensa ajuda do José UMBERTO Macedo Siqueira, já falecido, de grande lembrança.
Ainda guardo arquivos desse cadastramento e pesquisa com os produtores rurais de Parelheiros e Capela do Socorro, que posso disponibilizar se houver interesse.