19/08/2019

Secretaria de Desenvolvimento Urbano reformula Portal de Indicadores da cidade

Site ObservaSampa reúne indicadores sobre temas de interesse ao cidadão, como saúde, educação, mobilidade e trânsito. Reestruturação busca facilitar o acesso à informação e reforçar a transparência pública



Lançado em 2014 pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Secretaria de Gestão, e atualizado e recriado em 2016 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo é uma plataforma online que reúne indicadores capazes de mensurar a qualidade de vida dos paulistanos e o desempenho da Prefeitura de São Paulo.

O site agrega quase 300 indicadores, que estão divididos em 20 temas, como saúde, educação, mobilidade e segurança no trânsito. É possível saber, por exemplo, o tempo médio de espera para exames prioritários, o número de escolas municipais com acesso à internet e qual é a frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Os dados são oriundos de várias secretarias municipais, institutos de pesquisa, comunidade acadêmica, organizações e movimentos sociais.

Além de consultados, os dados podem ser baixados. Anteriormente era possível apenas fazer o download de informações para o município como um todo. Agora, com a repaginação do site, o usuário pode filtrar os dados desejados, seja por município, distrito ou subprefeitura.

O novo ObservaSampa também traz uma página de dados abertos, onde o munícipe poderá baixar, em diferentes formatos, todas as variáveis e indicadores que estão cadastrados no sistema, com sua respectiva série histórica e seus níveis de demarcação geográfica (município, subprefeituras e/ou distritos). Os indicadores são aqueles números apresentados ao se fazer uma consulta no site, como por exemplo, a proporção de domicílios não conectados a rede geral de Esgoto. Já as variáveis são os dados que originaram essa relação, no caso acima, o número absoluto de domicílios não conectados a rede de esgoto e o número total de domicílios na cidade.

Também estão disponíveis no portal todos os Informes Urbanos desenvolvidos pela SMDU. São estudos que analisam uma série de temas de interesse para a cidade, sempre sob a ótica da dimensão territorial, ou seja, avaliando seus impactos no espaço urbano. ObservaSampa e Informes Urbanos, juntos com o GeoSampa, Infocidade e o Monitoramente do PDE se caracterizam como os principais portais de dados do Município, apresentando as informações das mais diversas formas, seja em mapa, tabela ou indicador. Clique aqui para acessá-los.

Toda a reestruturação do site foi elaborada em comum acordo com os membros do Comitê Intersecretarial de Indicadores. Trata-se de um grupo formado por representantes de todas as secretarias do governo municipal, que se reúnem bimestralmente para discutir os indicadores inseridos na plataforma provenientes da Lei Nº 14.173 de 2006, formar grupos de trabalhos intersecretariais para auxiliar o acompanhamento de políticas públicas e ajudar demais equipes que trabalham com indicadores no Município.

O ObservaSampa se insere na iniciativa Governo Aberto da Cidade de São Paulo, que visa integrar e articular as ações e políticas públicas voltadas para o aumento da transparência, o aprimoramento da participação social, o fomento à inovação tecnológica e o fortalecimento da integridade pública. Neste contexto, O ObservaSampa foi construído em software livre e código aberto e os dados são disponibilizados em formato aberto.

Clique aqui para acessar o novo portal do ObservaSampa!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *