23/02/2017
Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento promove debate sobre a cidade
“Diálogos” foi aberto pela secretária Heloisa M. Salles Penteado Proença e teve a participação de entidades
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com a coordenação da São Paulo Urbanismo, realizou na última terça-feira, 21, no Edifício Martinelli, o primeiro de uma série de encontros que objetivam trocar ideias sobre o planejamento de São Paulo, a maior cidade da América Latina, e as consequências de sua transformação. A secretária Heloisa M. Salles Penteado Proença realizou a abertura do evento, chamado “Diálogos”, que contou com a participação de entidades da sociedade civil.
A secretária explicou a importância desse tipo de encontro no início da gestão: “A ideia é pensar os destinos da cidade e os instrumentos que temos para orientar o seu desenvolvimento. Incentivar a ocupação do território para ter uma cidade mais humana, equilibrada e articulada”, declarou.
Durante o debate, a secretária Heloisa e José Armênio de Brito Cruz, presidente da São Paulo Urbanismo, falaram sobre a junção das antigas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento em uma única pasta, a SMUL. “Essa unificação foi uma decisão muito importante por podermos agregar ao licenciamento a inteligência do planejamento urbano”, comentou José Armênio. “E o contrário também é verdadeiro: antes, quem pensava a legislação não tinha muito presente a cidade real. Então, unir o conceber das leis com sua aplicação é algo muito saudável”, concluiu a secretária.
Participaram da reunião representantes da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB SP) e Sindicato da Habitação (Secovi-SP), entidades que estão diretamente ligadas à produção urbanística da cidade.
Os Projetos de Intervenção Urbana (PIU) e os Baixos de Viadutos, sobretudo o Viaduto Júlio de Mesquita Filho, foram alguns dos temas discutidos. A meta da SMUL é que ao longo do ano sejam promovidos novos Diálogos, a fim de que Poder Público e sociedade civil pensem juntos em novas propostas para a cidade.
Legal. só falta a secretária Heloísa receber o”projeto reconquista do triângulo histórico & cabine do tempo – 150 anos de história em apenas 3 minutos !!!”.
Doria, Covas, Odloak, Sturm já receberam.
Vcs podem me informar o e-mail da Heloísa ? Grato !
Gostei muito do evento promovido pela SPUrbanismo. Parabéns e obrigado pela oportunidade de participar representando a AsBEA!
Ótima iniciativa.
Não faço parte de nenhuma entidade, mas gostaria de participar desses diálogos, como posso saber da agenda e me inscrever?
Interessante a iniciativa. Mas é aberto para o público geral? Caso seja, há alguma divulgação? Com periodicidade serão realizadas as reuniões?
Obrigada!
Bom dia, Aline. Foi apenas o primeiro encontro. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com a coordenação da São Paulo Urbanismo, pretende organizar outras atividades com os diversos segmentos da sociedade civil.
Boa tarde! Fiquei surpreso como Suplente da CMDU, Titular do Fundurb e Professor da FAUUSP pelo fato de a participação de “entidades da sociedade civil” ter sido restrita somente a essas quatro. Infelizmente parece que a Prefeitura está desrespeitando os órgão colegiados, democraticamente eleitos e legalmente respaldados. Espero sinceramente que as coisas mudem daqui em diante.
Atenciosamente
Eduardo Nobre
Eu não sabia dessas reuniões de diálogo. Gostaria de ser chamado para o próximo encontro.
Bom dia, Alberto. Foi apenas o primeiro encontro. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com a coordenação da São Paulo Urbanismo, pretende organizar outras atividades com os diversos segmentos da sociedade civil.