31/08/2015

Prefeitura disponibiliza minuta participativa do projeto de lei da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí

A ferramenta permite que os cidadãos participem pela internet do processo de consolidação da nova lei



OUCBT_gestaoEm mais uma iniciativa para ampliar o diálogo entre o poder público municipal e a sociedade civil, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da São Paulo Urbanismo, acaba de disponibilizar a minuta participativa do projeto de lei da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (OUCBT).

Disponível no Gestão Urbana até o dia 25 de setembro, a minuta é uma oportunidade para o cidadão conhecer o projeto de lei que está sendo proposto e dar suas contribuições. As propostas podem ser feitas em cada um dos artigos, bem como nos parágrafos e incisos.

A Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí tem como objetivo equilibrar a oferta de empregos e de moradias na região, promovendo o adensamento populacional e construtivo e uma maior diversidade de serviços e do comércio local. Essas mudanças reduzem o tempo de deslocamento entre o trabalho e a moradia e propiciam maior integração social da população.

O projeto urbanístico da OUCBT prevê também a requalificação das orlas fluviais, atendimento habitacional, qualificação do espaço urbano, ampliação da arborização, implantação de novos parques e incrementação do sistema de drenagem. Associado a essas melhorias há ainda um programa de preservação dos territórios produtivos da região ao longo da ferrovia e das indústrias, assim como à a valorização do patrimônio da cidade voltado ao trabalho e à história.

O texto do projeto de lei, que está aberto para contribuições, é resultado de um processo participativo que vem sendo realizado desde maio do ano passado em reuniões e audiências públicas.

Além da minuta online, os cidadãos também poderão contribuir presencialmente nos 3 encontros que serão realizados:

Dia: 08 de setembro de 2015
Horário: 18 horas
Local: CEU Meninos (Rua Barbinos, 111 – Sacomã)

Dia: 14 de setembro de 2015
Horário: 18 horas
Local: Clube Atlético Juventus (Rua Comendador Ugolini, 152 – Mooca)

Dia: 21 de setembro de 2015
Horário: 18 horas
Local: Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente (Rua José Zappi, 120 – Vila Prudente)

Ao final do processo, todas as contribuições serão analisadas e avaliadas quanto à sua incorporação à minuta, sendo esta, novamente disponibilizada à sociedade e encaminhada à Câmara Municipal.

Para contribuir com o projeto de lei, clique aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Angela Ap. Miquelin de Oliveira em disse:

    Bom Dia!!! Senhores (as)

    Realmente o Tamanduateí precisa de uma revitalização, só desejamos que a área verde que fica de fundo com a Petrobrás terreno pertencente aos Matarazzo (Av. Guido Aliberti) do lado do Projeto Singapura, seja preservado, é um dos poucos espaços existentes na região que possui árvores. Tomara que as pessoas que estão à frente deste projeto sejam sábias que além de preservar o verde pense na qualidade de vida de quem vai morar e usufruir os espaços.
    Tudo de Bom!!!

    Angela

  2. Nairton José Bádue em disse:

    Isso me parece mais um golpe eleitoral! O bairro do Ipiranga concentra poucos votos do PT e vai ter a qualidade de vida destruída pois será desobedecido o plano diretor e terá mais bares barulhentos e calçadas invadidas com a desculpa de gerar empregos e iludibriar os votantes desempregados!!! Chega de hipocrisia a favor de partidos políticos! Gerem qualidade de vida a todos e chega de discurso!!!!!

  3. ARLINDO AMARO em disse:

    A OUCBT e uma proposta batizada no PDE de 2002, pela Lei 13.430, com a Diagonal Sul que se inicia na Operação Urbana Agua Branca, 12 anos depois, CHEGA NOVA LEI, SEM NADA TER FEITO. A população PARTICIPA, mas e apenas participativa, quem delibera são os homens do Poder, (O REI). O Rio Tamanduateí nasce nas Colinas da Cidade de Maua-Sp, com 35km de extensão, qdo acessa a área urbana Paulistana já chega sem margem, sem o cinturão verde ou seja, já vem canalizado com fortes cheiro de esgoto HUMANO e resíduos industriais, como os outros dois principais rios Paulistanos, Tiete e Pinheiros. Vejo que primeiramente deveríamos tratar nossos rios, torna-los navegáveis, (como era na até a década de 1960)Dai pesarmos em uma Operação Urbana, estruturada com Projetos Urbanistico Preservando a AGUA DOS RIOS E O VERDE ,OU SEJA, OS CAMINHOS VERDES PROPOSTO NO PDE/2002.

  4. Julio Cesar Olivieri em disse:

    Nao somos contra as ZEIS e nem contra moradia de baixa renda. Mas que nao dessem a propriedade e que fizessem essas moradias com alugurl social. Pois a propria valorizacao da regiao vai acabar por expulsar esses moradores pelo aumento do custo de vida e acabaram vendendo os imoveis aumentando a especulação imobiliária e voltando para uma nova fila.
    Assim nunca teremos moradia para todos.
    Nao esqueçamos que alem disso precisamod melhorar as estruturas das subs envolvidas pois a demanda vai aumentar e as mesmas vao continuar sucateadas tanto em material humano bem como para cumprir as demandas locais, poid hoje ja sofremos em todas as subs o atendimento demorado e a demora na analise dos processos em geral.

  5. Mauro Martins em disse:

    Para a região do baixo Cambuci, perto da Avenida do Estado, esse projeto será ótimo. Precisamos mesmo de uma revitalização urgente. Um bairro tão tradicional e bem localizado, próximo da Av. Paulista, do Museu do Ipiranga, do Parque da Aclimação e do Centro, poderia ter atrativos turísticos também. A arborização da Avenida do Estado é o ponto alto, pois atualmente ela é horrivelmente cinzenta. O bairro todo precisa de mais verde. A criação do parque também será uma excelente alternativa para o lazer. Sugiro a inclusão de alternativas culturais também, como a criação de um teatro ou de uma biblioteca pública.

  6. Prezados
    Boa Tarde

    Gostaria que informassem qual a atual situação da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí, tendo em vista que já avançamos para o final de gestão e nada, ao que parece, está decidido!.

    Atenciosamente

    Eng Eliseu Fidencio