05/02/2015

Prefeitura lança Plano Diretor Estratégico ilustrado e concurso público de curta metragem

Vencedor será contratado pela Prefeitura para criação de obra audiovisual seriada com 12 capítulos onde serão abordados temas específicos do Plano Diretor Estratégico



Com o objetivo de aproximar a população do Plano Diretor Estratégico (PDE), a Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (4) na Praça das Artes, região central, o livro e a cartilha com ilustrações sobre texto da Lei e as estratégias do novo Plano. O evento contou também com o lançamento de um concurso público nacional de obras audiovisuais de curta metragem, que irão abordar temas específicos do PDE, por meio de uma linguagem mais simples. As inscrições acontecem até o dia 6 de abril deste ano.

“Essa publicação tem todo o sentido, porque ela vai disseminar a informação [do PDE] e faze-la chegar ao cidadão comum, para que ele se aproprie do Plano como um todo. Para que tenha essa dimensão do audiovisual voltado para essa apropriação. Portanto, esta dimensão cultural é importante para fortalecer um processo de apropriação, mas também é oportuna pelo fato de estarmos discutindo a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que é um complemento importante”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

As publicações contam com ilustrações, para facilitar o entendimento da população, por meio de infográficos, mapas e quadros de referências, promovendo uma aproximação com a lei. “Esta iniciativa busca encontrar e construir outras formas de urbanidade, para que a gente possa construir um palco muito mais organizado para as nossas manifestações cotidianas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

“Esta é uma discussão absolutamente estratégica para a cidade de São Paulo. É a possibilidade de garantirmos a discussão do Plano Diretor, torna-lo conhecido e permitir que a sociedade conheça o Plano pelos aspectos mais técnicos”, disse o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki.

Concurso Público
O concurso será realizado em uma única etapa e premiará cinco obras audiovisuais de curta metragem. O vencedor do concurso será contratado pela Prefeitura para desenvolver uma obra audiovisual seriada com 12 capítulos, abordando temas específicos do Plano Diretor Estratégico. O prêmio para o responsável pelas demais obras premiadas será de R$ 2.500,00.

“Para nós é muito importante e simbólico que a primeira parceria da SPCine que articula uma política pública com o audiovisual seja em torno do Plano Diretor. Para a política urbana da cidade, é uma possibilidade de envolvermos os criadores, os realizadores e a comunidade cultural na discussão a partir da linguagem audiovisual. É uma estratégia inovadora e muito importante para que a discussão transcenda o espaço tradicional da discussão do Plano Diretor de uma parcela muito grande da cidade e mostrar qual a nossa estratégia, envolvendo a sociedade de uma maneira mais ampla”, afirmou o presidente da SPCine, Alfredo Manevy.

As obras audiovisuais deverão ter no mínimo 3 minutos e no máximo 5 minutos e deverão contemplar de forma educativa, cultural, didática e de orientação social, a contextualização da aprovação de um novo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e a apresentação das estratégias de estruturação e ordenação territorial do novo Plano – estabelecido no artigo 9º da Lei Municipal 16.050/2014.

Todo o material referente ao concurso público nacional de obras audiovisuais de curta metragem sobre o Plano Diretor Estratégico, incluindo o edital completo e a ficha de inscrição estará disponível aqui, no Gestão Urbana, assim como os arquivos do livro do texto da Lei e cartilha com as estratégias do novo Plano ilustrados, com possibilidade para download.

Calendário do concurso:
• Inscrições: de 09 de fevereiro a 06 de abril de 2015
• Consultas: de 09 de fevereiro a 05 de março de 2015
• Entrega das propostas: até 06 de abril de 2015
• Divulgação dos resultados: 23 de abril de 2015

Fonte: Secom (Secretaria Executiva de Comunicação)
Fotos: Leon Rodrigues/Secom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários