27/07/2022

CPPU aprova Booktruck, biblioteca móvel sobre rodas que levará 700 livros para escolas, asilos e praças da capital

Iniciativa nacional percorrerá a cidade entre os dias 02 e 27 de agosto; objetivo é fomentar a literatura e a cultura



Neste sábado (23), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), aprovou a comunicação visual de um projeto cultural que levará, através de um furgão e de forma gratuita, 700 livros para escolas, asilos, praças, parques e outras áreas públicas da cidade. Confira a publicação no Diário Oficial.

A iniciativa, chamada de “Booktruck – Cultura Para Todo Lado”, transforma um veículo em uma biblioteca itinerante com livros da literatura infantil, juvenil e adulta, incluindo títulos em braile e audiobooks, jogos e material de pintura. No local também são promovidas atividades culturais, como contação de histórias com teatro de bonecos, música e outras atrações.

O projeto é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. Ele percorrerá cidades do sul e sudeste do Brasil, entre elas, São Paulo (no período de 02 a 27 de agosto). A biblioteca móvel estará presente em diversos pontos da capital, como 17 escolas públicas definidas pela Secretaria Municipal da Educação (SME). Os demais locais ainda estão sendo definidos pelos organizadores.

A aprovação do projeto por parte da presidência da CPPU considerou a Resolução SMDU.CPPU/20/2015, que regulamenta a comunicação visual dos eventos realizados na cidade. O projeto é educativo e cultural e atende aos parâmetros descritos no texto.

 

CPPU

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) atua como guardiã da Lei Cidade Limpa. Ela é um colegiado composto por 16 representantes da sociedade civil e do poder público e delibera sobre intervenções na paisagem urbana da cidade de São Paulo.

Para saber mais sobre a CPPU, acesse o site.

 

 

Booktruck no Rio de Janeiro. Foto: Booktruck

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *