07/12/2022

GeoSampa completa 7 anos e se consolida como o maior portal de dados georreferenciados do país

O serviço é sistematizado pela Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) da SMUL e segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE)



Considerado uma grande inovação no território nacional, o portal GeoSampa completa sete anos de existência nesta quarta-feira (07) com mais de 2 milhões de acessos registrados em 2022. A plataforma repete a média do ano anterior e, assim, consolida-se como maior portal de dados georreferenciados do país e referência em inovação tecnológica para várias capitais brasileiras.

Ao longo deste ano, o GeoSampa foi tema em diversos eventos internacionais. Gratuito e democrático, o portal alcançou a marca de 2.048.160 acessos entre os meses de janeiro a outubro. No mesmo período, foi registrado também o total de 181 terabyte de downloads de arquivos.

Os números demonstram a relevância do acervo de dados oficiais e serviços da cidade, que permite ao munícipe acessar a história de São Paulo por meio de mapas e imagens históricas. A maior parte do público do GeoSampa é de estudantes, arquitetos, urbanistas e jornalistas.

Com 350 camadas dos mais variados temas sobre a cidade, como a localização de equipamentos públicos, zoneamento, áreas ambientais, acessibilidade em edificações e muito mais, o portal é o maior ambiente de dados georreferenciados do Brasil. A Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) é a responsável pela sistematização de todas essas informações.

Entre as camadas mais acessadas em 2022, podemos destacar as seguintes: Mapa base – Ortofoto 2017; Cadastro fiscal – setor, quadra e lote fiscais e, por fim, Legislação urbana – Zoneamento – Perímetro de zonas (Lei 16.402/16).

Além dessas camadas que são as campeãs de acesso, 10 novos temas foram adicionados ao portal em 2022. Foram eles:

Descomplica SP

Atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios.

Central de Intermediação em Libras

A Central de Intermediação em Libras (CIL) pode ser localizada por qualquer cidadão na plataforma georreferenciada do município. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Setores Educacionais e Diretorias de Educação

Diretorias Regionais de Educação são divisões administrativas que coordenam a implantação da política educacional do município. Os Setores Educacionais são limites geográficos para o planejamento da Secretaria Municipal de Educação.

Imagens da cidade de 1994 e 1996

Fotos aéreas de toda a cidade de São Paulo produzidas em 1994 e 1996 foram disponibilizadas no GeoSampa. São mais de 2.800 imagens que possibilitam ao paulistano ter a percepção do processo de desenvolvimento da capital paulista desde então.

Linhas e Estações Projetadas do Metrô

Ponto com as estações previstas e o projeto das linhas para consulta.

Área de Influência – Metrô

Perímetro de influência em que há a necessidade de consulta à concessionária LinhaUni Metrô / SETM / LinhaUni.

Ortofotos 2020 (Articulação e Mosaico)

A Prefeitura de São Paulo atualizou imagens do mapa digital da cidade. O novo mapeamento fotográfico do município foi realizado em 2020 com tecnologia laser e detalha em 3D todo o relevo e construções de São Paulo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *