08/04/2025

GeoSampa expande navegação com novas camadas do PIU Arco Jurubatuba

De forma interativa, população pode acessar os mapas deste plano urbanístico que visa impulsionar o desenvolvimento da zona sul da cidade



O Portal GeoSampa, maior plataforma de georreferenciamento de dados do Brasil e referência internacional, acaba de incorporar um importante conjunto de dados sobre o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Jurubatuba. Agora a população pode acessar, de forma interativa, os mapas deste plano urbanístico, que propõe uma série de ações para o desenvolvimento urbanístico e social desta região da zona sul da cidade, como produção de moradia popular, investimentos em mobilidade e criação de um polo tecnológico no distrito de Socorro. Acesse aqui o GeoSampa

A Lei 17.965/2023, de junho de 2023, aprovou o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Jurubatuba e instituiu as Áreas de Intervenção Urbana (AIU) Vila Andrade, Jurubatuba e Interlagos. Em julho de 2024, a Prefeitura aprovou a Lei 18.178/2024, que substituiu os mapas e quadros da lei original. O objetivo foi corrigir lacunas jurídicas e adequar o plano com a legislação urbana vigente.    

Em parceria com a São Paulo Urbanismo, foram disponibilizados oito mapas da lei do plano urbanístico. A atualização reforça o papel do GeoSampa como uma plataforma fundamental para munícipes, pesquisadores, gestores públicos e investidores que buscam informações precisas e atualizadas sobre o território paulistano. 

De forma geral, o PIU Arco Jurubatuba estabelece parâmetros de uso e ocupação do solo específicos para o território e um programa de intervenções (obras e serviços). Ele tem como premissa o adensamento populacional e construtivo, especialmente para atendimento da população mais vulnerável, o fomento à mobilidade e o incentivo à produção tecnológica. 

A expectativa é arrecadar R$ 1,8 bilhões com outorga onerosa ao fim dos 30 anos de vigência do Plano. A lei prevê que, ao menos 30% desses recursos sejam destinados à construção de Habitação de Interesse Social (HIS), outros 30% para implantação do sistema viário, de transporte público coletivo, cicloviário e de circulação de pedestres e até 4% para a instalação de uma incubadora de empresas, no distrito de Socorro, destinada ao financiamento de projetos de inovação tecnológica

 

Como consultar e baixar os novos dados? 

Para conferir a novidade, entre no Geosampa e, do lado direito da tela, em “Camadas”, clique em “Legislação Urbana > Arco Jurubatuba” e habilite a camada. Em seguida, no lado esquerdo, pressione o botão “i” e clique em alguma região no mapa. Uma janela será aberta com todas as informações disponíveis. 
 
Os dados também podem ser baixados. Para isso, no lado esquerdo, pressione o botão “Download de Arquivos”, escolha o tema “Legislação Urbana” e depois a camada “AIU Arco Jurubatuba”. São oferecidas diversas opções de arquivos para download.  

 

GeoSampa: uma plataforma estratégica para a cidade  

Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o GeoSampa é uma plataforma digital que oferece mais de 400 camadas de informações sobre São Paulo, incluindo zoneamento, rede de transporte público, patrimônio histórico, escolas e parques. A plataforma permite localizar bibliotecas, museus, teatros, equipamentos de saúde e terminais de ônibus, além de consultar áreas do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas históricas e atuais. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *