25/09/2014

Intervenções urbanas nos largos São Francisco e Paissandu abrem série de ações no centro da cidade

Transformação dos espaços públicos é temporária, mas permite que as pessoas vivenciem as mudanças imaginadas para longo prazo e participem das discussões em torno de alternativas urbanísticas para a área central



Um convite para que cada cidadão se aproprie da área central da cidade, vivenciando transformações urbanísticas projetadas pelos técnicos e opinando diretamente sobre o impacto delas. Essa é a proposta do projeto Centro Aberto, que a partir dessa sexta-feira (26) a Prefeitura implementa nos largos São Francisco e Paissandu, como os primeiros pilotos.

Ao longo de dois meses essas áreas vão receber intervenções temporárias como faixas de pedestre novas, paraciclos, compartilhamento de bicicletas e banheiros públicos. Os espaços também terão bancos em muretas e canteiros, decks de madeira com guarda-sol e cadeiras de praia, equipamentos de lazer e ginástica, além de programação cultural que inclui feirinha gastronômica, shows, projeções de cinema e vídeo e karaokê. A ideia é propor e testar soluções de mobilidade e convivência em escala real, antes de fazer reformas estruturais permanentes nos espaços públicos.

O Centro Aberto dá vida aos projetos discutidos ao longo do ano passado por entidades da sociedade civil com atuação no centro, arquitetos, urbanistas, estudantes e diversos órgãos da administração municipal. Foram três workshops realizados nos meses de abril, agosto e novembro de 2013, que viabilizaram a seleção desses dois pilotos como hipótese urbana para o centro da cidade: um no Largo São Francisco e Praça do Ouvidor Pacheco e Silva, e outro no Largo Paissandu e Avenida São João. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e teve consultoria do escritório dinamarquês Gehl Architects.

Em lugar das tradicionais maquetes reduzidas ou desenhos, a Prefeitura inova na metodologia e apresenta os projetos urbanísticos em escala real, permitindo às pessoas que vivenciem a ideia de perto. A proposta vai ao encontro da construção coletiva de instrumentos para qualificação dos espaços públicos da áreas central. Durante todo o período de implantação, serão realizadas conversas com a população local e interessados em geral, num canal aberto para o diálogo entre sociedade civil, técnicos e gestores urbanos.

Detalhamento das intervenções no Largo Paissandu

– 5 novas faixas de pedestres, incluindo a faixa em diagonal no cruzamento Ipiranga x São João
– Anteparos e melhorias nas travessias de pedestres
– Paraciclios e compartilhamento de bicicletas
– Praça Morada São João
– Bancos nas muretas e canteiros
– Bancos nos pontos de ônibus e pintura gráfica nos abrigos
– Mobiliário portátil
– Deck de madeira com guarda-sóis e cadeiras de praia
– Sanitários públicos
– Centro de informação e apoio
– Iluminação pública e cênica na copa das árvores
– Tablado circular de madeira
– Equipamentos de lazer e ginástica
– Comida de rua e feirinha gastronômica
– Shows e apresentações artísticas
– Roda de samba às sextas-feiras
– Bailes e dança na praça

Detalhamento das intervenções no Largo São Francisco

– Nova faixa de pedestres
– Anteparos e melhorias na travessia de pedestres
– Paraciclos e compartilhamento de bicicletas
– Ciclovia
– Deck-arquibancada de madeira
– Bancos nas muretas e canteiros
– Mobiliário portátil
– Guarda-sóis e cadeiras de praia
– Sanitários públicos
– Centro de informação e apoio
– Passarela mirante junto à empena cega
– Projeções semanais de cinema e vídeo
– Karaokê na praça
– Floricultura e comida de rua
– Feirinha gastronômica semanal
– Iluminação pública e cênica na copa das árvores
– Shows e apresentações artísticas

Fonte: SECOM