12/04/2018

Ligue os Pontos estabelece conexão com o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

A oficina aconteceu no dia 10 de Abril na Prefeitura Regional de Parelheiros



A equipe do projeto Ligue os Pontos participou, no dia 10/04, da oficina promovida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de São Paulo na região sul. O objetivo era consolidar contribuições de agricultores e agricultoras da zona rural sul de São Paulo para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PMDRSS).

Essa integração é importante para garantir a sustentabilidade do projeto, ao mesmo tempo em que suas ações em campo podem ajudar a fortalecer e dar concretude a uma política pública que busca, também, a valorização dos agricultores e agricultoras no município.

Durante os meses de março e abril, foram realizados encontros com os diversos segmentos da agricultura na zona rural sul de São Paulo, incluindo produtores e produtoras convencionais, orgânicos, ornamentais, silvicultores, pescadores, indígenas, buscando levantar as necessidades e demandas de cada um deles.

Essa rodada de encontros culminou com a realização da oficina, à qual compareceram agricultores e agricultoras, representantes do poder público e de organizações no território e demais interessados.

A equipe do Ligue os Pontos acompanhou também quase todos os encontros que precederam a oficina, sempre apresentando o projeto durante a programação. Esses encontros aconteceram em locais variados, incluindo desde salão paroquial até unidades produtivas locais e uma aldeia indígena, com a proposta de chegar ao maior número de produtores possível.

O projeto Ligue os Pontos e o PMDRSS são estratégias oriundas da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014, que voltou a reconhecer a zona rural no município de São Paulo e propôs, como instrumento para fortalecer essa zona, a elaboração do PMDRSS. Ambos buscam fortalecer os produtores agrícolas no município, garantir a sustentabilidade das práticas e viabilizar o escoamento e a comercialização da produção.

A atuação em redes que promovam a articulação e o fortalecimento em torno de uma política pública de valorização dos agricultores e agricultoras da região de modo sustentável é uma das estratégias do Ligue os Pontos para promover mobilização no território.

O projeto Ligue os Pontos é desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais, e conta com o apoio da Bloomberg Philantropies por meio do prêmio Mayors Challenge 2016.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *