05/09/2013

Minuta Participativa encerra contribuições amanhã (6)

A ferramenta faz parte da 4ª etapa da revisão do PDE. Confira também o Relatório da Devolutiva com a análise das propostas recebidas no processo participativo.



Termina amanhã, dia 06 de setembro, o prazo para contribuições através da Minuta Participativa, plataforma online que permite o envio de contribuições diretamente no texto da proposta do novo Plano Diretor Estratégico (PDE). A ferramenta faz parte da 4ª etapa da revisão participativa, responsável pela devolutiva de todo o processo. Desde a última quarta-feira, dia 04 de setembro, está disponível também, na biblioteca do Gestão Urbana, o Relatório da Devolutiva às propostas recebidas durante a revisão do PDE.

A Minuta Participativa foi criada com o objetivo de ampliar o diálogo entre Prefeitura e Sociedade e permitir ao cidadão comparar o texto proposto com o vigente e fazer suas considerações à proposta. Em cerca de quinze dias no ar, a plataforma online recebeu mais de 500 contribuições, que serão sistematizadas e analisadas antes da conclusão do texto final, que deverá ser enviado à Câmara ainda este mês.

Relatório de Devolutivas

O documento traz uma análise sintética do conjunto de proposições recepcionadas no processo participativo, bem como o registro de onde seguiram refletidas na minuta do novo PDE.

O processo de revisão participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE) partiu da análise da aplicação do PDE de 2002. Essa avaliação concluiu que alguns desafios relacionados ao desenvolvimento da cidade, postos desde a elaboração daquele Plano, ainda estavam presentes e exigiam novas proposições do poder público no sentido de equacioná-los. Dessa forma, esses desafios foram traduzidos em 12 objetivos, que fundamentam a revisão participativa de todo o marco regulatório da política urbana, a começar pelo próprio PDE.

Tags:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *