02/03/2015

Nota de Pesar

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento ontem (01/03) do colega e ex-diretor José Magalhães Jr., autor de vários projetos importantes e com destacada atuação junto aos órgãos de classe. Recentemente, colaborou com a SMDU como membro do júri do Concurso Nacional Ensaios Urbanos: Desenhos para o Zoneamento de São Paulo.



Foto: http://www.guiarioclaro.com.br/

Foto: http://www.guiarioclaro.com.br/

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento ontem (01/03) do nosso colega e ex-diretor José Magalhães Jr. Arquiteto com bastante destaque no meio profissional, foi o autor de vários projetos importantes e teve destacada atuação junto aos órgãos de classe.

Magalhães trabalhou nesta Secretaria entre os anos de 2001 e 2004 na gestão da Prefeita Marta Suplicy, onde comandou a recém criada Assessoria Técnica de Operações Urbanas, responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento de inúmeros projetos de operações urbanas. Participou ativamente dos estudos do Plano Diretor Estratégico de 2002 e da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Responsável, ao lado do Secretário Jorge Wilheim – de quem era amigo e companheiro -, pela introdução de idéias contemporâneas de urbanismo em nossa cidade, sendo um dos responsáveis pela adoção, na nossa legislação, de conceitos hoje consolidados como a diversidades de usos e a outorga onerosa do direito de construir.

Doutor em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Universidade de São Paulo, era professor projeto da Universidade Presbiteriana Mackenzie da graduação e pós graduação.

Foi presidente do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) em 1982 , Secretario de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Vice-Presidente da EMURB e recentemente colaborou com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, como membro do júri do Concurso Nacional Ensaios Urbanos: Desenhos para o Zoneamento de São Paulo.

Deixa varias contribuições à nossa cidade e a cultura desta secretaria onde certamente fará falta. Atualmente desenvolvia estudos ligados ao desenho urbano, tendo participado inclusive de um dos trabalhos selecionados para o desenvolvimento dos projetos do Arco do Tietê.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *