20/08/2017

Para debater a concessão dos terminais urbanos de ônibus, secretária da SMUL participa da Convenção Secovi 2017

Heloisa Proença discutirá o tema na sede da entidade no dia 28 de agosto, ao lado de Carlos Leite, diretor da SP-Urbanismo e os secretários Sérgio Avelleda (Mobilidade e Transportes) e Wilson Poit (Desestatização e Parcerias)



Com o objetivo de debater a concessão dos terminais urbanos de ônibus da capital e a transformação dos seus entornos, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Heloisa M. Salles Penteado Proença, e o diretor de desenvolvimento da SP-Urbanismo, Carlos Leite, participam na próxima segunda-feira (28) da Convenção Secovi 2017, que neste ano terá como tema “Virando a Página – Temos Muito Para Construir”.

O evento, que ocorre nos dias 26, 28,29 de agosto, será realizado na sede do sindicato. No segundo dia, das 14h30 às 16h30, a secretária e o representante da SP-Urbanismo participam do painel “Fórum Urbanístico Internacional: DOT – Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte de Massa (TOD) – Oportunidades de Transformação Urbana pelo Mercado Imobiliário”.

A secretária Heloisa Proença será a palestrante principal de abertura e uma das debatedoras, abordando o assunto “Políticas Urbanas”. Já o diretor Carlos Leite falará sobre os casos de São Paulo, especificamente a concessão dos terminais urbanos de ônibus e os Projetos de Intervenção Urbana – PIUs para os entornos. No âmbito internacional, a urbanista Sol Camargo aborda a estação de King´s Cross em Londres, um dos projetos referência para terminais . Sérgio Avelleda, secretário de Mobilidade e Transportes, e Wilson Poit, secretário de Desestatização e Parcerias, completam o debate.

Para conferir a programação completa e saber mais sobre o evento, clique aqui

PMI para concessão de 24 terminais de ônibus

 No dia 16 de agosto, a Prefeitura publicou no Diário Oficial o edital de Chamamento Público do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a apresentação de estudos à concessão de 24 Terminais de Ônibus Urbanos.

O poder municipal poderá receber estudos para a administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais, seus empreendimentos associados e perímetros de abrangência. A partir deles, a Prefeitura conseguirá definir um modelo de concessão.

A soma das áreas dos 24 terminais que são alvo deste PMI é de 360 mil m². Por eles, embarcam diariamente 712 mil passageiros. O custo anual dos terminais para os cofres públicos é de aproximadamente R$ 130 milhões – para uma receita que alcança apenas R$ 7,1 milhões.

Inicialmente, a Prefeitura fará a concessão para a iniciativa privada de três terminais que não estão inclusos neste PMI, isto é, Capelinha, Campo Limpo e Princesa Isabel. As minutas participativas sobre os Projetos de Intervenção Urbana (PIUs) ficaram disponíveis aqui no Gestão Urbana entre os dias 4 e 24 de julho, o que possibilitou à população conhecer o projeto e sugerir alterações 

O chamamento público do PMI teve como base um material técnico elaborado pela SMUL, de forma que as propostas a serem apresentadas contemplem o modelo de exploração do próprio terminal, mas também estudos de qualificação urbana de seus entornos.

“A concessão prevê, além da operação, manutenção e exploração do terminal de ônibus, que o concessionário deverá implantar as medidas de qualificação urbana nas quadras contidas em seu entorno, em um  raio de 600 m de cada terminal, raio esse estabelecido no Plano Diretor”, afirma a secretária Heloísa Proença.

Clique aqui para obter mais informações sobre o PMI




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