04/12/2019

Plataforma Participe vence Premiação IABSP 2019

Site que reúne as consultas públicas da Cidade foi premiado na Categoria “Plataformas e Suportes Tecnológicos” de um dos principais concursos de Arquitetura e Urbanismo do país



A interface da plataforma Participe, que reúne as consultas públicas online do Município, se saiu vitoriosa na Categoria “Plataformas e Suportes Tecnológicos” da premiação IABSP 2019, um dos principais concursos ligados à Arquitetura e Urbanismo do país.

O prêmio teve a finalidade de identificar os avanços e desafios enfrentados na produção arquitetônica e urbanística no Brasil, reconhecendo as propostas que se destacaram quanto à qualidade técnica, reflexão política, ética, poética, além da capacidade transformadora.

Particularmente à categoria “Plataformas e Suportes Tecnológicos, que teve como jurados Giselle Beiguelman, Ariane Cor e Tomás Wissenbach, foram considerados os conceitos motivadores de cada proposta, o uso das tecnologias e a inserção em um projeto político de transformação urbana. Concorrendo com outros três projetos de São Paulo, o Participe foi o grande premiado.

A tecnicamente denominada “API das Consultas Públicas do Município” surgiu em março de 2018 para ser uma ferramenta mais clara, interativa e de rápida implementação para reunir as consultas públicas online da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da SP-Urbanismo, buscando colher contribuições da população sobre os seus projetos e, assim, subsidiar políticas públicas melhores.

Expondo os Projetos de Intervenção Urbana da cidade, os PIUs, o Portal rapidamente se tornou referência em participação social, sendo requisitado por diversas secretarias para abrigar suas consultas públicas, caso do Plano Diretor do Ibirapuera (Secretaria do Verde e Meio Ambiente), Política de Turismo da Cidade de São Paulo (Secretaria Municipal de Turismo e Plano Vida Segura (Secretaria Municipal de Mobilidades e Transportes).

Outra forma de reconhecimento aconteceu em março deste ano, quando a plataforma foi apresentada e discutida durante o evento “Participação social e descentralização em São Paulo”, encontro oficial da semana internacional sobre governo aberto (Open Government Week 2019).

Criado com código aberto, o Participe permitiu, que além de contribuir com os projetos do Município, os cidadãos pudessem realizar sugestões na própria interface da plataforma, através de seu código-fonte.

Desde que foi instituído, o site passou por uma série de melhorias. Para facilitar a participação de todos, foi excluída a necessidade de cadastro prévio. O layout também foi alterado, a fim de proporcionar ao usuário um ambiente mais agradável. Para que os aperfeiçoamentos não cessem, em maio deste ano foi promovido um workshop com pessoas que geralmente usam a plataforma para troca de experiências.

Até o momento, o Participe já recebeu mais de 90 mil visualizações. A ferramenta reúne 56 consultas públicas, que já receberam ao todo mais de 5 mil comentários. A plataforma integra o Sistema Municipal de Informações de Planejamento Urbano, que é composto pelos sites Gestão Urbana, Monitoramento do PDE, Monitoramento dos PIUs, GeoSampa, ObservaSampa e Infocidade.

Confira os outros vencedores da Premiação IABSP 2019

Acesse a Plataforma Participe




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *