15/03/2023

Portal GeoSampa ganha camadas sobre patrimônio ambiental e melhoramentos viários

Outra novidade é a disponibilização para download de fotos aéreas coloridas e em infravermelho de alta resolução para toda a cidade



A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), adicionou uma série de novidades ao Portal Geosampa neste mês de março. Saiba mais abaixo:

 

Patrimônio ambiental

A SMUL, através de novos dados da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), atualizou os grupos de camadas “Verde/Recursos Naturais” e “Legislação Urbana”. Agora, além dos parques e unidades de conservação administrados pela Pasta, será possível obter informações sobre as áreas sob responsabilidade de outras secretarias e do Governo do Estado. Também foram atualizados os dados sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural e Terras Indígenas.

Para consultar as camadas, acesse “Verde/Recursos Naturais > Parques e Unidades de Conservação” ou “Legislação Urbana > Terra Indígena”. Os dados também podem ser baixados através do ícone “Download de Arquivos”.

 

Faixa não edificável e melhoramentos viários

O grupo “Infraestrutura Urbana” ganhou duas novas camadas: “Faixa não edificável e Lei de Melhoramento Viário”.

As faixas não edificáveis disponíveis no GeoSampa são aquelas classificadas pelo Código de Obras de 1992 (Lei 11.228 e Decreto 32.329). Como o nome já diz, são áreas que não podem ser edificadas, como uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Por sua vez, os melhoramentos viários são definidos por legislações específicas. Elas propõem, para determinadas regiões, o alargamento de ruas e avenidas, canalização de córregos e faixas de recuo em área de declínio.

Para consultar as camadas, acesse “Infraestrutura Urbana” e escolha “Lei de melhoramento viário” e/ou “Faixa não Edificável”. Os dados também podem ser baixados através do ícone “Download de Arquivos”.

 

Ortofotos (fotos aéreas) e Modelos Digitais

Além de consultar no mapa, agora o munícipe pode baixar as imagens oriundas de um aerolevantamento realizado em 2020 pela Secretaria Municipal da Fazenda (SF), com apoio de SMUL, para toda a cidade. São elas:

– Ortofotos em RGB (coloridas)

– Ortofotos em IrGB (infravermelho)

– Modelo Digital de Superfície (MDS)

– Modelo Digital de Terreno (MDT)

As ortofotos são imagens georreferenciadas da cidade com ajustes das distorções, uma vez que são obtidas sempre com o mesmo ângulo de câmera e perspectiva. Os Modelos Digitais também são imagens de alta resolução, mas sob a ótica 3D, permitindo a visualização do terreno (MDT) e de edificações, árvores, obras de arte, entre outros objetos (MDS), de forma tridimensional.

Para baixar as imagens, clique no ícone “Pesquisar”, selecione a aba “Download Imagens/MDC” e escolha o tipo desejado, isto é, “Ortofotos 2020 – RGB”, “Ortofotos 2020 – IrGB”, “MDS 2020” e “MDT 2020”. Por fim, pressione o botão “Selecionar”, clique na área de interesse no mapa, aperte “Download” e selecione o arquivo para fazer o download.

 

Portal GeoSampa

O Geosampa é um portal coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE). Ele reúne dados georreferenciados sobre cerca de 400 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques.

Clique para acessar o GeoSampa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *