16/03/2022

Prefeitura apresenta próximas etapas do Território Educador Cidade Tiradentes nesta segunda (21)

Reunião aberta à população ocorre a partir das 19h, no Centro da Criança e do Adolescente Cidade Tiradentes. Objetivo da proposta é qualificar o trajeto no entorno de escolas desta região de alta vulnerabilidade social



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Subprefeitura Cidade Tiradentes, apresenta, nesta segunda-feira (21), a partir das 19h, no Centro da Criança e do Adolescente (CCA), as próximas etapas para o desenvolvimento do projeto Território Educador Cidade Tiradentes. Aberto à população, o encontro também debaterá as obras já implantadas pela proposta que visa melhorar a caminhabilidade, especialmente de crianças, no entorno de escolas desta região com alto índice de vulnerabilidade social. 

O Território Educador Cidade Tiradentes se insere no primeiro programa de Urbanismo Social da cidade. Este é dividido em dois projetos: Territórios CEUs e Territórios Educadores. Na prática, as duas iniciativas estabelecem um perímetro a ser requalificado e levam a esses territórios uma série de intervenções, como reforma e ampliação de calçadas, redução de tráfego, melhorias de iluminação pública e instalação de mobiliário urbano. É meta da atual gestão implementar dez projetos de Urbanismo Social até o fim de 2024. 

No caso do projeto para a Cidade Tiradentes, a região a receber o Território Educador está no percurso entre a Rua Sarah Kubitschek e a Rua Conto de Areia. Neste trecho há a UBS Castro Alves, a Praça Conto de Areia e seis escolas públicas: EMEF Antônio Pereira Ignácio, EMEI Deputado Mario Beni, CEI Neném Vitória, EE Cândido Procópio, EMEI Samuel Wainer e CEI Inconfidentes. 

Com enfoque no público infantil, a proposta da Prefeitura prevê travessias lúdicas e seguras para o trajeto entre a casa e a escola, pintura de calçadas e muros, nova sinalização de trânsito e a implantação de mobiliários urbanos.  O objetivo é proporcionar espaços de brincadeiras e descanso para ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. 

O Município também pretende transformar a experiência de pais, cuidadores, crianças de outras faixas etárias e adolescentes e de toda a comunidade que vive e circula pela área de intervenção. Para isso, são definidas uma série de ações para a requalificação de espaços públicos, como reforma de calçadas, melhoria da iluminação pública e plantio de árvores.

A Prefeitura iniciou as obras do Território Educador Cidade Tiradentes em 2020. Naquele ano, foram requalificadas calçadas e executados alargamentos e ajustes de segurança viária em boa parte do perímetro de atuação. Agora, os trabalhos prosseguirão com os projetos de paisagismo, iluminação pública e mobiliário urbano focados no público infantil.  

As contribuições recebidas na reunião pública de segunda-feira ajudarão a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) a aprimorar o anteprojeto elaborado pela SP Urbanismo para o local e desenvolver o projeto básico necessário para a licitação das obras. O custo estimado para a implantação do Território Educador Cidade Tiradentes é de R$ 2,5 milhões. Os recursos serão oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). 

 

 

 

 

Urbanismo Social

O Urbanismo Social é uma estratégia de intervenção urbana e tem como principal diretriz a definição em parceria com a população das melhorias a serem feitas. Cada projeto de intervenção é único e feito sob medida para cada território. 

As ações da Prefeitura de São Paulo no âmbito do Urbanismo Social estão divididas em dois tipos: Territórios CEU e Territórios Educadores. A diferença entre eles é o núcleo propagador das intervenções urbanísticas. Enquanto no primeiro caso as melhorias são feitas no entorno de um Centro de Educação Unificado (CEU), no segundo caso, é uma rede de escolas o ponto de partida das intervenções. 

O Urbanismo Social integra uma ação intersecretarial na Prefeitura de São Paulo e está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). As secretarias de Governo (SGM), Educação (SME), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Habitação (SEHAB), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Mobilidade e Trânsito (SMT) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) também fazem parte da iniciativa. 

Implantar dez projetos de Urbanismo Social é a Meta 42 do Programa de Metas 2021-2024. 

 

Como o projeto é desenvolvido

Cada estratégia de Urbanismo Social é feita sob medida para a população da área a ser requalificada. Para a construção de projetos que atendam o interesse da comunidade local, os moradores são convocados a participar de todas as etapas de discussão e elaboração das ações de melhorias. 

Na primeira fase do programa, a Prefeitura seleciona potenciais áreas para receber as intervenções, baseado em indicadores como acidentes de trânsito e concentração de escolas de educação infantil. Em seguida, as equipes do Município visitam a população local para melhor compreender as necessidades da região e pensar nas ações a serem implementadas. Por fim, é desenvolvido o projeto e iniciada a sua implantação. 

 

Locais definidos

A partir de indicadores como vulnerabilidade social, mortalidade infantil e acesso a serviços públicos e vagas em creche, a Prefeitura definiu os primeiros locais para o desenvolvimento da primeira infância e, portanto, aptos a receberem unidades do programa. 

Além do Território Educador Cidade Tiradentes (distrito de Cidade Tiradentes), os projetos Território Educador Jardim Lapenna (distrito de São Miguel) e Território Educador Brasilândia (distrito de Brasilândia) passarão por reunião pública para consolidação de suas propostas em 2022. 

 

Projeto Piloto

Em novembro de 2018, foi implementado um projeto experimental de Urbanismo Social (Território Educador) no distrito de Campo Limpo, zona sul da cidade. 

A unidade teve como alvo os percursos mais realizados entre as instituições de ensino e as casas dos moradores. Foram feitas intervenções nos muros e nas calçadas, por meio de pinturas lúdicas e figurativas, visando a interação do público da primeira infância e de seus cuidadores. 

 

SERVIÇO
Reunião pública para apresentar próximas etapas do Território Educador Cidade Tiradentes*
Data: 21/03
Horário: 19 horas
Local: Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Sara Kubitscheck, 221 – Cidade Tiradentes

*Para participar da audiência pública, é necessário apresentar o Passaporte da Vacina. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *